Casamento Comunitário realiza o sonho de 136 casais sertanezinos
Um cenário de encher os olhos e inspirador; o local perfeito para a realização de um casamento. Esse privilégio foi concedido, na verdade, a 136 casais que, no último sábado, dia 11, firmaram o compromisso do matrimônio aos pés do monumento do Parque do Cristo Salvador, durante a realização de mais uma edição do Casamento Comunitário.
Esta foi a segunda vez que a atual Administração, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu o evento, com o objetivo de auxiliar casais de baixa renda a formalizarem suas uniões no cartório, resguardando os direitos civis do matrimônio.
Centenas de pessoas acompanharam a bela cerimônia, entre convidados e padrinhos dos noivos, e autoridades municipais, com destaque para o prefeito Zezinho Gimenez e a primeira-dama Tatiane Guidoni, que assinaram como testemunhas do casamento civil; o vereador que, na ocasião, representou a Câmara Municipal, Dr. Adenir José Soldera; o Juiz de Casamento que celebrou o casamento civil, Dr. Leonardo Lima Dias Meira; o pastor da Igreja Menonita, Tiago Henrique Lemes da Silva, responsável pelo ato ecumênico; o diretor de departamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Felipe Aguiar Galdino Guiraldelli; entre outras.
Com direito à tradicional Marcha Nupcial, brilhantemente executada pela Orquestra Jovem de Sertãozinho, sob a regência do maestro Américo Perin, os noivos adentraram o Parque do Cristo Salvador, conduzidos por um longo tapete vermelho; tudo como manda o figurino – imagem que, por si só, já emocionou quem estava presente.
Em palavras muito bem colocadas, o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Felipe Guiraldelli, resumiu a importância do ato. “A grande importância desta ação social, está na efetivação dos direitos civis que o matrimônio irá conferir a cada um de vocês, a partir de hoje. Mas é preciso colocar que, se não houver amor, tolerância e respeito, toda esse movimento perde seu brilho. É preciso que o marido e a esposa sejam melhores amigos, todos os dias de sua convivência”, pontuou.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Dr. Adenir José Soldera parabenizou a Administração pelo evento. “Esta ação social é de extrema importância para a população, pois trata da legalização das famílias. A Prefeitura está de parabéns pela organização do evento e, aos noivos, só podemos desejar que sejam muito felizes”, comentou.
O prefeito Zezinho Gimenez falou sobre sua satisfação em relação ao evento e deixou uma mensagem aos noivos. “Tenho muito orgulho de estar presente a este evento, pois apesar das dificuldades que a população brasileira vem enfrentando, chama a nossa atenção, positivamente, esse grande número de famílias preocupadas em se legalizarem. Eu considero a família uma das maravilhas do mundo, que tem de ser preservada pelo casal, com muito respeito e amor, pois acredito que é assim, que temos condições de formar uma nação consciente e solidária”, afirmou o prefeito.
Cada casal que compareceu à cerimônia no Parque do Cristo representava uma história. No caso de Zuleide Maria da Silva e de Vicente Donizete Cândido dos Santos, essa história já conta com 17 anos. “Tivemos um grande incentivo religioso, da nossa igreja, para formalizarmos nossa união, embora já tivéssemos esse sonho”, disse dona Zuleide, que endossou algumas das palavras que já haviam sido mencionadas na cerimônia: “os segredos para uma convivência longa são, sem dúvida, amor e respeito”.
Deise Aparecida Pessoti, 26, e Alcides Júlio Neto, 27, também aproveitaram para realizar o sonho do casamento. “Eu estou me sentindo realizada, pois esse sempre foi o meu sonho. Fui surpreendida de forma muito positiva com a organização da cerimônia e a decoração. Estou muito feliz”, declarou Deise. Os dois jovens já viviam juntos há cinco anos antes do Casamento Comunitário, e têm dois filhos pequenos.
Quase ao final do evento, os casais foram convidados a um brinde coletivo e, na sequência, receberam suas certidões de casamento, visivelmente alegres.
Confira alguns registros do fotógrafo Adilson Lopez, durante o Casamento Comunitário 2016! (Assessoria de Comunicação PMS)