CEISE Br e CEPER lançam Boletim Economia Sertanezina

04/08/2015

O CEISE Br, em parceria com a FUNDACE/CEPER, lançaram o Boletim – Economia Sertanezina, para empresários associados, parceiros e imprensa, na manhã de quinta-feira, 30, no Auditório do Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho (SP). O Professor Doutor Luciano Nakabashi apresentou o levantamento econômico do município, comparado com os dados da região administrativa de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo e Brasil.

De acordo com ele, a Pesquisa Mensal do Emprego (PME), do IBGE, mostra elevação da taxa de atividade com redução do nível de ocupação, impactando no aumento do desemprego, em 2015, nas regiões metropolitanas. “A taxa de desemprego ainda deve crescer até o final do ano, e há expectativa de estabilidade em meados de 2016”, avaliou ele.

Segundo Nakabashi, a crise em Ribeirão Preto, por exemplo, está mais relacionada com o cenário econômico do país. “Já em Sertãozinho, a característica da crise está relacionada à crise setorial sucroenergética e industrial. Por isso, em 2015, Ribeirão Preto vem sentindo mais com a crise”, ponderou.

Na avaliação do Professor Doutor Rudinei Toneto Júnior, o Brasil, hoje, não tem como definir um quadro de retomada de investimento. “Com taxa de juros alta, sem ajuste fiscal, o investimento permanece baixo, assim o setor de bens de capital como um todo vai ficar paralisado ainda por pelo menos um ano”, mensurou ele.

Segundo o professor, com a atual queda de salários, a política monetária dará um “refresco” no início do próximo ano. “Tendo isso, esperamos que até lá o quadro político também tenha mudado, pra podermos começar a retomar investimentos, com um pouco mais de cautela, a partir de 2016”, estimou.

Ainda de acordo com Toneto, com a queda de salários o câmbio disparou e essa relação devolve competitividade à indústria que concorre no mercado externo. “Por isso, acredito que já no próximo ano teremos um cenário, uma sinalização de melhor desempenho das regiões industriais”, concluiu ele.

 

 

Sobre o Boletim Economia Sertanezina:

Sertãozinho é o principal polo industrial do setor sucroenergético do país. Nos últimos anos, a cidade não contava com nenhum trabalho de massificação de seus dados econômicos, além dos levantamentos específicos realizados pelo CAGED, IBGE e CIESP/FIESP.

Pensando nisso, numa forma de consolidar as informações locais, principalmente da nossa indústria, e que são de grande relevância para a economia brasileira, o CEISE Br fez uma parceria com a FUNDACE/CEPER para realizar este trabalho que resultou então no Boletim Economia Sertanezina.

A cada dois meses, o Boletim Economia Sertanezina apresentará informações básicas de Sertãozinho, relacionadas com os dados da Região Administrativa de Ribeirão Preto e do Estado de São Paulo.

Segundo o presidente do CEISE Br, Antonio Eduardo Tonielo Filho, esse trabalho será muito importante para a formação de um banco de dados. “O levantamento dessas informações e criação de um histórico da economia local e, principalmente, da nossa indústria contribuirão para um melhor planejamento das estratégias de negócios, tanto para o CEISE Br, quanto para o empresário”, ressaltou.

O Boletim Economia Sertanezina também faz parte do projeto Arranjo Produtivo Local de Máquinas e Equipamentos de Sertãozinho, que a entidade, juntamente com outras instituições ligadas ao setor sucroenergético e órgãos públicos, vêm buscando implantar no município. Um diagnóstico para viabilização do APL foi lançado em livro, em maio último, em comemoração ao Dia da Indústria. (Assessoria de Imprensa do CEISE Br)