CEISE Br e GERHAI promovem primeira reunião de 2016
Aconteceu na manhã de hoje, 26, a 189ª reunião do GERHAI – Grupo de Estudos de Recursos Humanos na Agroindústria, realizada em parceria com o CEISE Br, no Auditório do Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho (SP).
Abrindo o encontro, Ricardo Pinto, CEO da RPA Consultores Associados, deu exemplos de como determinar o headcount nas empresas. Segundo ele, para uma redução de equipe podem ser trabalhadas cinco propostas: uma usina baixar de 3 para 2 turnos; alongar a safra em 20 dias; enxugar staff administrativo e de suporte em 10%; aumentar o desempenho da frota em 15%; e aumentar a produtividade agrícola em 10 t/ha.
Já o advogado empresarial, tributarista e trabalhista João Carlos Manaia, explicou as modalidades de lançamento do crédito tributário (de ofício, por declaração e por homologação); mitos e verdades sobre apuração tributária e fisco; revisão da apuração do PIS da COFINS e restituições. “é necessário que as empresas façam uma revisão em suas apurações, em que foram constatados recolhimentos a maior e indevido ou até mesmo a menor, o que também gera passivo”, alertou ele.
O professor e diretor da Quality Consultoria em Cerificação ISO, Oceano Zacharias, comentou sobre a versão 2015 da ISO 9001, que traz, na visão dele, uma oportunidade de ouro para alavancar o trabalho do RH. “A gente só consegue baixar custo se houver boa produtividade, e essa tem relação direta com a qualidade”, destacou.
De acordo com Zacharias, uma implantação adequada da ISO 9001:2015 permite gerenciamento apropriado dos processos; otimização do trabalho visando redução de custo; qualificação ideal de pessoal; planejamento de compras e de manutenção de máquinas; e organização física da empresa. “Quando esse conjunto de normas é bem praticado, os custos da companhia reduzem de fato, além do atendimento às exigências de grandes clientes, e da abertura para exportação”, acrescentou ele.
Complementando o encontro, o CEO Ricardo Pinto tratou tecnicamente a realidade das usinas que adotaram o sistema de trabalho em 2 turnos na área agrícola, fazendo um comparativo detalhado dos métodos de 10 horas, 12 horas e ao modelo mais tradicional de 3 turnos de 8 horas cada.
O diretor executivo do GERHAI, José Darciso Rui, finalizou a reunião agradecendo a participação dos associados ao Grupo e ao CEISE Br. “O GERHAI só existe há 30 anos porque é formado por companhias que acreditam no potencial da cadeia produtiva da cana-de-açúcar”, finalizou.