CEISE Br e SENAI promovem curso de soldagem

13/10/2015

Mais uma parceria entre CEISE Br, através da UNICEISE (Universidade Corporativa do Setor Sucroenergético) e o SENAI Sertãozinho resultou na capacitação gratuita “Soldador Eletrodo Revestido SMAW  2G e 3G – Aperfeiçoamento”, realizada de 28 de setembro a 09 de outubro, na Escola Senai "Ettore Zanini" – Suporte Técnico e Pedagógico Especializado.

A turma, composta por doze profissionais de empresas associadas à entidade, participou de 12 horas de treinamento teórico, em que foram tratados temas como Introdução, Fundamentos e Aplicabilidades dos Processos de Soldagem Eletrodo Revestido; Noções de Corrente Elétrica Aplicada à Soldagem; Material Consumível; Posições de Soldagem conforme Norma ASME – IX; Preparação e tipos de Juntas; Tipos de Gases de Proteção; e Segurança na Soldagem. Na prática, os alunos trabalharam por 28 horas com Solda de topo com chanfro V (posição 2G), e Solda de topo (posição 3G).

Para Josimar Francisco Galvão, que já é soldador – arco submerso, na empresa JW Equipamentos, o curso lhe proporcionou novos conhecimentos. “Ajudou-me muito com raiz; a fazer um enchimento mais elaborado, a dar um acabamento mais específico”, contou ele. Segundo Galvão, “mesmo trabalhando há quatro anos com solda, não conseguia finalizar alguns processos e o treinamento me esclareceu essas dúvidas”, enfatizou.

Enquanto Rubens Cassimiro da Cruz, que trabalha com tratamento térmico de metais, na Thermix Sertãozinho, enxergou a capacitação como uma nova atividade profissional. “Eu já tinha uma proximidade com a solda, mas nada muito técnico. Tanto o conteúdo teórico quanto o prático me mostraram métodos e cuidados que não conhecia”, completou Cruz.

Segundo o presidente do CEISE Br, Antonio Eduardo Tonielo Filho, “a entidade sempre trabalha com parceiros ligados ao setor, com o propósito de proporcionar atualização e capacitação dos profissionais das empresas associadas, de forma gratuita ou subsidiada. É um investimento que fazemos no futuro da nossa própria indústria quanto à eficiência dos equipamentos e processos, para que o setor possa continuar se desenvolvendo e crescendo, e se manter competitivo no mercado”, ressaltou Tonielo Filho. (Assessoria de Comunicação do CEISE Br)