CEISE Br participa de reunião com ministro do Desenvolvimento e apresenta reivindicações da indústria de base do setor sucroenergético

21/07/2015

O diretor técnico e o gerente executivo do CEISE Br, Paulo Gallo e Sebastião Macedo, respectivamente, participaram de reunião com o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, para discutir uma agenda de propostas e soluções para a crise da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, na noite do dia 14, em Brasília (DF). 

O deputado e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroenergético, Sérgio Souza, também marcou presença, assim como outros parlamentares e representantes de entidades ligadas ao setor.
O presidente do Sindaçúcar e vice-presidente do Fórum Sucroenergético, Renato Cunha, ressaltou a questão da "permanência da CIDE em patamares plenos e corrigidos", propôs ele.

Já Eduardo Leão, diretor da UNICA, destacou a necessidade de investimentos na melhoria da eficiência dos carros flex. Ele também demonstrou preocupação quanto ao crescimento da Tailândia e da Índia, "que estão ganhando mercados por exportação a subsídios distorcidos", colocou Leão.

Paulo Gallo e Sebastião Macedo defenderam que o setor sucroenergético é extremamente produtivo e tem tecnologia de ponta, mas a crise atual atingiu fortemente a indústria de bens de capital, principalmente em Sertãozinho e Piracicaba, maiores polos industriais da cadeia. "O setor enfrenta forte concorrência no mercado internacional, apesar de termos a melhor tecnologia e qualidade.

Isso se deve ao fato de nossos concorrentes apresentarem máquinas e equipamentos mais baratos e com financiamento aprovado”, explicou.

Gallo ainda apontou para a necessidade de investimentos em cogeração de energia a partir da biomassa da cana: o apoio do governo ao programa de retrofit como solução imediata para alavancar a produção da indústria, que também contribui com o sistema de abastecimento elétrico.

"As unidades produtoras precisam de recursos e o BNDES pode viabilizá-los, dando condições para investimento em retrofit, gerando caixa adicional, criando empregos e contribuindo para a sustentabilidade ambiental", acrescentou. O CEISE Br apresentou esse projeto ao Ministério de Minas e Energia, que está analisando-o.

O Ministro Armando Monteiro pediu detalhamento do projeto de retrofit e disse ter razões para acreditar que o setor voltará a ter seu espaço, dada a sua importância para o país. 

Monteiro se mostrou disposto a engajar mais áreas do governo federal para acompanhar o setor sucroenergético. "Precisamos somar de maneira sinérgica para alcançarmos alguns objetivos para o setor", ressaltou ele.

O Ministro ainda se comprometeu em viabilizar a reativação do Conselho Interministerial do Açúcar e Álcool (Cima); solicitou a elaboração de estudo que mostre o impacto da arrecadação a partir da CIDE; além de apoiar a iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroenergético, através do deputado Sérgio Souza, de levar o tema para a Conferência das Partes (COP 21), que acontecerá no fim de novembro, na França.

(Assessoria Imprensa CEISE Br)