CEISE Br: seis meses de gestão marcados por intensa atividade

CEISE Br: seis meses de gestão marcados por intensa atividade
24/07/2023

Rosana Amadeu Silva assumiu a presidência do CEISE Br em janeiro de 2023 

Estar à frente de uma das mais influentes instituições do setor sucroenergético, dirigir uma das importantes empresas de logística do setor, participar dos principais eventos pautados pela busca da sustentabilidade do agronegócio e tudo isso sem abrir mão do cuidado com a família. Essa tem sido a rotina de Rosana Amadeu Silva, que, em 1ª de janeiro de 2023, se tornou a primeira mulher a ocupar a presidência do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), entidade com 43 anos de história em defesa das indústrias do setor sucroenergético brasileiro. 

Assumir a direção de um reduto com predominância masculina não intimidou Rosana, que, assim que tomou posse, estabeleceu como metas expandir e fortalecer as parcerias existentes, o quadro de associados, concorrendo para ampliar a representatividade do CEISE Br. Uma outra prioridade por ela assumida foi a de dar maior robustez à Fenasucro & Agrocana, maior evento do setor de bioenergia do mundo. 

E depois desses seis meses, já é possível ver uma marca no modelo de gestão de Rosana à frente da entidade. “Uma de nossas prioridades é gerar valor compartilhado para o nosso associado. Nosso objetivo é estar sempre à disposição de cada empresa que integra o CEISE Br, formando um grande ecossistema em que nossos associados e a indústria sucroenergética, de um modo geral, possam participar desse momento histórico que estamos vivendo, que é o de transição energética”, pontua a presidente do CEISE Br.  

Algumas atividades do CEISE Br no primeiro semestre 

Novas parcerias -  Rosana, juntamente com o corpo jurídico da entidade, definiu estratégias para a celebração de novas parcerias profissionais para atender às demandas em função das obrigatoriedades legais de processos, como o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) ou a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outras, sempre em busca de novas oportunidades de transferências de conhecimentos e negócios, como, por exemplo, com a COGEN, a UDOP, a UNICA, entre outras representações. 

Papel social - Sempre que acionado, o CEISE Br contribuiu com causas sociais. Graças ao senso solidário do empresariado, promove campanhas de arrecadação de alimentos e roupas, doação de sangue, entre outras, como a importante mobilização para ajudar as famílias vítimas da enchente no litoral paulista, sobretudo da cidade de São Sebastião. 

Dia da Indústria e homenagem - Em 25 de maio, a CEISE Br promoveu um jantar beneficente em comemoração aos 43 anos da instituição e também para celebrar o Dia da Indústria. O evento homenageou Edilah Lacerda Biagi, matriarca de uma das famílias mais icônicas do setor sucroenergético brasileiro, e doou parte da arrecadação para a Associação Equoterapia Vassoural, entidade que presta relevante serviço de atendimento a portadores de deficiência, residentes em diversas cidades da região de Ribeirão Preto. 

Fundam - Guilherme Martins Neto, segundo Vice-Presidente do CEISE Br, foi eleito para a presidência do Conselho Superior da Fundam (Fundação para o Desenvolvimento Educacional e Cultural da Alta Mogiana), entidade que viabilizou a implantação e solidificação do Campus Sertãozinho do IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia de São Paulo. 

7ª Santander DATAGRO Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol – A presidente do CEISE Br defendeu as indústrias de máquinas e equipamentos no evento, realizado nos dias 8 e 9 de março, em Ribeirão Preto-SP.  “Sem a tecnologia desenvolvida, sem as máquinas e equipamentos produzidos por nossas empresas, nada seria possível nesta cadeia”, destacou. 

Cana Substantivo Feminino – Rosana marcou presença em Ribeirão Preto, em mais uma edição do Cana Substantivo Feminino, que é um dos principais eventos do agronegócio brasileiro focados no protagonismo e no empoderamento da mulher no setor. No auditório, estavam centenas de mulheres que atuam na agroindústria canavieira, entre executivas e funcionárias de usinas sucroenergéticas, representantes de entidades, autoridades públicas, pesquisadores e estudantes.   

Cogeração de Energia - o CEISE Br e a Cogen (Associação da Indústria de Cogeração de Energia) celebram acordo de difusão do setor de bioenergia, através de um termo de cooperação para ações conjuntas. 

Projeto da FATEC Sertãozinho - Rosana participou do encerramento do projeto, que realizou trabalho de extensão denominado "Inovação Social, Empoderamento Feminino & Sustentabilidade". 

CITI ISO DATAGRO New York Sugar & Ethanol Conference - Alinhada a essa primeira gestão feminina da entidade, Claudia Tonielo, diretora do CEISE Br, participou do CITI ISO DATAGRO New York Sugar & Ethanol Conference, que ocorreu em New York, EUA, onde foram tratadas questões globais referentes a açúcar e etanol. 

Rosana Amadeu estará à frente da entidade nesse biênio 2023/24. A julgar pelo ritmo implementado por ela nesses seis primeiros meses, o CEISE Br prosseguirá sua trajetória de ascensão, que o consolidou nesses 43 anos como uma das mais respeitadas instituições do setor bioenergético brasileiro. 

Galeria de imagens