Centro POP funcionará no Natal e Ano Novo

08/01/2020

Um local onde pessoas em situação de rua, permanente ou temporária, são atendidas nas áreas de higiene pessoal, saúde preventiva, alimentação e terapia ocupacional. Esse é o Centro-Pop, que funciona no Jardim Alvorada sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

De acordo com o gerente da unidade, Francisco Alves Magalhães, as cerca de 20 a 25 pessoas que por ali passam diariamente iniciam suas atividades com o café da manhã. É possível também que os usuários do equipamento social lavem suas roupas e participem de várias atividades, como artesanato, e passem por consultas psicológicas. “Aqui a gente recebe as pessoas que são recolhidas das ruas pelas nossas equipes nas abordagens sociais e também aqueles que nos procuram espontaneamente. Todos são assistidos com nossos programas, sem distinção”, explica Francisco.

O atendimento de segunda a sexta-feira vai das 8h às 17h. No período noturno, os usuários do Centro-Pop são encaminhados para o Albergue Noturno “Octávio de Oliveira Campos”, para passarem a noite em local seguro.

Desde o mês de março deste ano, a unidade passou a funcionar também aos finais de semana e feriados, através de uma parceria feita entre a Secretaria de Assistência Social e Cidadania e o Conselho dos Pastores de Sertãozinho. Nesses dias, o atendimento voluntário vai das 8h30 às 16h. A secretária da pasta, Tatiane Cristina Pereira Guidoni Gimenez, elogia essa parceria: “o atendimento aos finais de semana tem sido bastante eficaz e de grande importância para as pessoas que estão em situação de rua, pois assim elas têm a oportunidade de continuar sendo assistidas em suas necessidades todos os dias e ainda ter um momento de reflexão”.

Segundo o gerente do Centro POP, a parceria continua nas datas festivas de final de ano. “Então, todos que comparecerem ao local nos dias, 24, 25 e 31 de dezembro de 2019 e 1º de janeiro de 2020 serão atendidos pelos voluntários indicados pelo Conselho dos Pastores, das 8h30 às 16h, e não passarão os dias de Natal e Ano Novo nas ruas”, informa Francisco.

Tatiane Guidoni Gimenez também destaca a importância da ação. “Essa contribuição voluntária tem favorecido bastante o trabalho realizado pela nossa equipe técnica durante a semana, e ajudado para que as pessoas aproveitem os serviços e tentem mudar de vida, principalmente voltando ao seio da família”.

Muitas das pessoas que passaram pelo Centro POP desde a sua abertura estavam nas ruas devido ao vício em drogas e, com o atendimento oferecido no equipamento social, foram encaminhadas para clínicas especializadas e reencontraram a convivência com a sociedade e com a família.

            Foi assim que aconteceu com o sertanezino Willian Tomé Fernandes, 38 anos, que conheceu o Centro POP depois de uma abordagem social. Aceitou ajuda, foi encaminhado para uma Clínica Especializada em dependentes químicos e, após seis meses de tratamento, voltou sem o vício para o seio da família. “Eu passei pelo Centro POP quando estava na rua, e sempre fui muito bem cuidado. E foi através do trabalho de lá que consegui me tratar e hoje estou de volta na casa de minha mãe e pronto para arrumar um novo emprego”, desabafou.

            O Centro POP fica localizado à Rua Paulo Meloni, 720 – Jardim Alvorada. Troque a esmola por orientação. Incentive a pessoa a procurar atendimento no Centro POP. Lembre-se que o dinheiro mantém a pessoa pelas ruas e estimula o vício em tóxicos, quando ela o tem. E caso você tenha conhecimento de algum morador de rua que esteja em risco, como dormindo ao relento, por exemplo, ou que apresente sinais de estar ferido ou desacordado, entre em contato com a GCM – Guarda Civil Municipal pelo número 199. (Departamento de Comunicação PMS)

 

LEGENDAS:

 

01 – Voluntários se revezarão para oferecer atendimento aos moradores de rua de Sertãozinho, no Centro POP, nos dias de Natal e Ano Novo. Na foto, voluntários da igreja Assembleia de Deus Madureira / Foto: Carol Fantin

 

02 – Usuários do Centro POP durante uma das atividades oferecidas pelo equipamento Social / / Foto: Carlos Rocha