Chope, beijo, comida, higiene... Saiba como preservar a saúde bucal durante a Oktoberfest
Até o final do mês, festas tradicionais alemãs atraem milhares de pessoas no Sul e Sudeste
Outubro é um período especial para quem gosta de festa, especialmente no Sul e Sudeste do país. Durante o 10º mês do ano, acontecem em diversas cidades brasileiras edições da Oktoberfest, a festa alemã mais tradicional do planeta. Em Blumenau (SC), onde se realiza a celebração do gênero mais importante da América Latina e a segunda maior do mundo – atrás apenas da original, de Munique –, a comemoração regada a muito chope e música típica alemã se estende até o dia 27. Já em São Paulo, vai até o próximo domingo (20).
No meio da alegria da festa tradicional, porém, é preciso que os Fritzes e Fridas – nomes característicos alemães a intrinsecamente ligados à Oktoberfest – tomem alguns cuidados para manter a saúde bucal. Segundo Cláudia Consalter, sócia fundadora da OrthoDontic, maior rede de ortodontia do país, os mesmos motivos de diversão podem se tornar grandes vilões de um sorriso saudável, acarretando consequências muito mais rigorosas do que as festas de outubro. Pensando nisso, o especialista elencou quatro dicas para os Fritzes e Fridas de ocasião aproveitarem a festa sem deixar de lado os cuidados com a saúde bucal. Confira:
Higiene
A Oktoberfest, assim como qualquer outro período festivo, altera a rotina e faz com que os festeiros negligenciem hábitos básicos, como os relacionados à saúde bucal. Durante os dias de festa, tente não se esquecer de fazer a escovação após as principais refeições, principalmente se houver ingestão de açúcares – que também estão presentes nas bebidas alcoólicas.
Alimentação
Durante as festas, além da saúde bucal, a alimentação também pode ficar em segundo plano. Ficar longos períodos sem comer está entre os principais hábitos que desencadeiam o mau hálito. Além disso, ingerir somente alimentos ricos em açúcares e carboidratos adequados para a cárie. Frutas como maçã e morango são simples de carregar, funcionam como adstringentes naturais e são uma boa pedida para um “lanche” em meio às festas.
Álcool
As bebidas alcoólicas costumam ser ácidas e, em alguns casos, como o do chope, contêm muito açúcar. Este é um dos danos mais perigosos para os dentes, uma vez que o ácido pode causar danos no esmalte e os açúcares em excesso resultam em cáries. O consumo excessivo de álcool também pode ocasionar vômitos, outra ameaça para as camadas superficiais do dente por conta da acidez do estômago. Uma boa dica é intercalar os chopes com água, o que evita a desidratação e o acúmulo de substâncias nos dentes.
Doenças
Como o beijo é marca registrada das grandes festas, como Carnaval e Oktoberfest, é comum que haja frequência de doenças transmitidas pela saliva, como a mononucleose e o herpes. Segundo Cláudia Consalter, da OrthoDontic, esses tipos de vírus causam lesões na boca, desidratação, indisposições, febres e são mais agressivos para quem está com a imunidade baixa. Portanto, vale o cuidado com a saúde de forma geral durante as festas, além de muita hidratação e alimentação balanceada.
AGENDA
Confira a programação das festas alemãs até o final do mês Brasil afora:
Blumenau (SC)
Diariamente, até dia 27 de outubro
São Paulo (SP)
Quinta (17) a domingo (20)
Santa Cruz do Sul (RS)
De quinta (17) a domingo (20), e de 24 a 27 de outubro
Igrejinha (RS)
Sexta (18), sábado (19) e domingo (20)
Itapiranga (SC)
Domingo (20)
instagram.com/oktoberfestitapiranga_oficial
Marechal Cândido Rondon (PR)
Dias 25 e 26