CHURRASCO - Pix e churrasco ganham espaço no jantar dos brasileiros, segundo VR

CHURRASCO - Pix e churrasco ganham espaço no jantar dos brasileiros, segundo VR
06/01/2025

Pesquisa mostra que famílias devem gastar até R$ 50 por pessoa; 58% participarão de jantares em que cada participante leva um prato ou bebida para reduzir despesas

Com o Natal se aproximando, uma pesquisa nacional realizada pela VR, plataforma de serviços para trabalhadores e empregadores, revelou dados que refletem os hábitos dos brasileiros na hora de organizar suas festas de fim de ano. Realizada na primeira semana de dezembro, a pesquisa mostrou que apenas 26% dos entrevistados disseram ter tudo planejado para a véspera de Natal. No entanto, 32% esperam começar a se organizar somente nesta semana, enquanto 9% admitiram que estão esperando um convite para um jantar. 

O custo é uma das principais preocupações dos brasileiros neste ano: 58% das famílias querem jantares em que cada participante leve um prato ou bebida, para dividir os custos. Mesmo assim, 12% dos entrevistados estimam gastar até R$ 50 por pessoa, enquanto 33% esperam um custo entre R$ 51 e R$ 150. 

Para cobrir essas despesas, 58% planejam usar benefícios como vale-alimentação ou refeição, enquanto 33% pretendem usar cartão de crédito. Apenas 7% contarão com benefícios extras, como bônus ou vale-presentes fornecidos pela empresa. O Pix também aparece como opção para 22% dos entrevistados, o que representa um aumento de 5% em relação ao ano passado. 

Sobre com quem e onde pretendem passar a véspera de Natal, 86% disseram que passarão com a família, em casa ou na casa de algum parente (um aumento de quase 2% em relação a 2023), enquanto 8% ainda não sabem onde passarão a véspera de Natal. 

Os jantares tradicionais continuam sendo os preferidos de 73% dos entrevistados, com a carne de aves se destacando como prato principal indispensável (69%). O churrasco tem ganhado espaço como alternativa aos jantares tradicionais, sendo a opção de 21% das famílias, apesar do aumento do preço da carne. Os jantares veganos ou vegetarianos, embora ainda representem apenas 2%, sinalizam uma tendência de mudança de comportamento, com aumento de 4% em relação a 2023. Em relação aos pratos principais, houve aumento no consumo de peixes e frutos do mar (5%) e queda significativa em pratos com cortes de carne suína (-5%) e bovina (-4%). 

Em relação às bebidas, vinhos e espumantes (55%) disputam a preferência com refrigerantes (54%), seguidos de perto por cervejas e drinks (49%). No entanto, a escolha por refrigerantes caiu 5% em relação ao ano anterior, enquanto os sucos naturais tiveram um aumento de 4% na preferência entre os brasileiros. Quando assumem o papel de anfitriões, 19% dos consumidores preparam tudo sozinhos. 

Em relação às suas tradições natalinas preferidas, 44% destacaram preparar um jantar especial, o que apresentou um aumento de 6% em relação ao ano anterior, enquanto 21% preferiram o Amigo Secreto, que registrou uma queda de 4%. Curiosamente, 6% dos entrevistados disseram que a melhor coisa do Natal é separar as passas do arroz. 

Quando perguntado "quem é você no Natal?", a resposta mais comum foi "o chef" (35%). Outras opções incluem o "paparazzi das mídias sociais" que fotografa cada momento (27%), o "organizador de jogos e diversão" (21%) e o clássico "tio brincalhão" (18%). 

Sobre VR 

A VR é um ecossistema que trabalha de forma colaborativa para melhorar a jornada do trabalhador, do momento em que ele acorda até o momento em que vai dormir. Para gerar impacto social positivo, a VR conta com seis unidades de negócios especializadas em mobilidade, gestão de RH, marketplaces e ofertas, estabelecimentos comerciais, serviços financeiros e benefícios alimentares, que valorizam, simplificam e facilitam o relacionamento entre empregadores e trabalhadores.

Bárbara Molina
barbara.molina@bowler.com.br