CIDADANIA - Atitude cidadã: saiba como orientar moradores de rua a buscarem atendimento especializado
Você sabia que a Prefeitura de Sertãozinho tem um setor especializado para atendimento a moradores em situação de rua, que oferece suporte social, psicológico e ocupacional?
Trata-se do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), localizado à rua Paulo Meloni, nº 720, no Jardim Alvorada, que de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atende pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. “Esse serviço tem como finalidade assegurar o acompanhamento especializado, com oferecimento de atividades direcionadas para o desenvolvimento da sociabilidade, resgate de vínculos familiares e acolhimento”, explica a assistente social que coordena o setor, Bruna Carla Rodrigues.
As atividades oferecidas pelo Centro POP vão desde a acolhida até o fornecimento de alimentação, banho e lavagem de roupa, realização de oficinas socioeducativas e esportivas, atendimento em grupo e individual, encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas setoriais, cadastramento em programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, por exemplo, e passeios mensais.
Entretanto, de acordo com Bruna Rodrigues, é de extrema importância a parceria com a população, para que o trabalho do órgão seja efetivado. “Muitas vezes, o cidadão é abordado em sua residência ou no comércio por um morador de rua, e ao oferecer um prato de comida, uma roupa usada ou dinheiro como forma de ajuda, ele não está ajudando esse indivíduo de fato. O ideal é que o cidadão oriente esse morador de rua a procurar o Centro POP, onde temos condições de atender suas necessidades básicas, encaminhá-lo a serviços de saúde e, posteriormente, identificar e incentivar suas aptidões, para que ele possa sair da situação de rua por mérito próprio”, explica.
O Centro POP também oferece atendimento para o indivíduo migrante/itinerante, ou seja, aquele que está em trânsito de uma cidade para outra, fornecendo alimentação e passagens intermunicipais.
No período diurno, a equipe do setor desenvolve o Serviço Especializado em Abordagem Social, visando monitorar territórios do município e identificar pessoas em situação de rua.
Já o Serviço de Acolhimento noturno é oferecido através do Albergue “Octávio de Oliveira Campos”, que é conveniado com a Prefeitura Municipal, onde, além do pouso, também são oferecidos banho, refeição e acompanhamento multidisciplinar.
“Apesar dos esforços, do comprometimento da equipe multidisciplinar e do trabalho ser fundamentado para a ressocialização do usuário, é relevante mencionar que, a iniciativa de fazer com que um cidadão deixe a situação de rua, não depende somente do da atuação do serviço público, afinal, ele possui autonomia de decisão que, legalmente, deve ser respeitada”, destaca Bruna Rodrigues.
Atualmente, o Centro POP atende uma média mensal de 200 pessoas, contando com o auxílio de alguns parceiros importantes, como o Fundo Social de Solidariedade, por exemplo, que realiza doações de roupas, agasalhos e cobertores para esses usuários, visto que, a maioria não possui acesso para aquisição.
O munícipe que tiver interesse em conhecer o trabalho do Centro POP, que atua no município já há dois anos, pode realizar uma visita sem agendamento prévio, durante o horário de expediente do órgão. “É importante que a população conheça os serviços oferecidos, até para sentir segurança ao direcionar um morador de rua para nosso atendimento. Estamos de portas abertas e esperamos contar com o apoio dos sertanezinos, para efetivação da cidadania em nosso município”, completa Bruna.
Então, fica a dica: a melhor forma da população ajudar um morador de rua é encaminhá-lo para o Centro POP, onde ele terá acesso a alimentação, higiene, trabalhos para resgate de vínculos familiares e atividades ocupacionais. Mais informações: 3945-8453. (Assessoria de Comunicação PMS)