CIDADANIA - Reunião com pais de alunos marca retomada do Projeto “A Magia do Circo”

04/04/2016

O Fundo Social de Solidariedade retomou, recentemente, as atividades do Projeto “A Magia do Circo”, que é desenvolvido sob a coordenação do órgão, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Eurídes Ferraz Teixeira” (CEU).

A retomada do Projeto para o ano de 2016 foi marcada pela realização de uma reunião entre os pais dos alunos e a equipe multiprofissional do Fundo Social, em que foram apresentadas as diretrizes trabalhadas durante as aulas. “Nós realizamos o acolhimento dos novos alunos, além da rematrícula daqueles que já participam há mais tempo. Foi um contato interessante, pois os pais dos alunos mais antigos puderam relacionar melhorias físicas e comportamentais das crianças, a partir da participação no Projeto. Além do mais, eles também contribuíram com sugestões para melhoria da atividade”, explicou o assessor do Fundo, Marcos Favaretto, que coordena os trabalhos do Projeto “A Magia do Circo”.

            Maurício Soares Pereira, 39 anos, morador do Jardim 1º de Maio, foi um dos pais presentes à reunião, e dividiu com os demais as conquistas do filho Luís Guilherme, 10 anos. “Meu filho é simplesmente apaixonado pelo Projeto. Há três anos ele participa da atividade, e é muito dedicado; não gosta de faltar. Na escola, ele sempre foi um bom aluno, mas percebemos que a técnica circense foi fundamental para que ele se tornasse mais comunicativo, menos tímido. De maneira geral, posso dizer que o Projeto é muito bom; sem falar do espetáculo que é montado ao final do ano, que deixa toda a família muito emocionada. As aulas de circo são muito importantes para o desenvolvimento do meu filho e, no futuro, se ele escolher seguir a carreira artística, terá todo o nosso apoio”, comentou.

            Já a cidadã Daiana Pereira dos Santos, 32 anos, mãe dos alunos William, 09, e Evelyn, 11, destacou o caráter educativo do Projeto. “Minha avaliação da atividade é muito positiva, principalmente, no lado educativo. Especialmente com meu filho, percebi uma mudança comportamental muito grande; ele está mais tranquilo e passou a ter um desempenho melhor na escola. Também acho interessante que, as aulas ajudam as crianças a ter mais responsabilidade com horários e tarefas. Desde o ano passado, tenho indicado o projeto para outras mães”, afirmou.

            Atualmente, o Projeto “A Magia do Circo” conta com 75 alunos, com idades entre sete e 17 anos, que aprendem diversas técnicas circenses, como mágica, malabarismo, equilíbrio, teatro, entre outras; além de passarem por um acompanhamento multiprofissional, envolvendo monitores, assistente social, educadora social e pedagoga. “Procuramos acompanhar o aluno integralmente, incluindo a frequência escolar e, quando necessário, providenciamos o encaminhamento para outros profissionais da rede, como no caso do atendimento psicológico, por exemplo”, pontua Marcos Favaretto.

            As aulas acontecem de terça a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h, no CEU do Jardim Santa Marta.

 

            Conheça outras ações do Fundo Social

 

            O Fundo Social de Solidariedade do município é um órgão que tem por missão proporcionar aos munícipes de Sertãozinho e Cruz das Posses serviços que atendam às suas necessidades sociais, e que é presidido de forma totalmente voluntária pela primeira-dama, Tatiane Guidoni.

Através do órgão, são desenvolvidas ações para geração de renda, educação social e bem-estar para jovens, adultos e idosos. Além disso, são promovidos cursos que possibilitam capacitação profissional e formação artística.

O Fundo Social também realiza bazares beneficentes, com o objetivo de angariar recursos para auxiliar nas ações desenvolvidas. E para ampliá-las, em 2013, passou a emprestar aos cidadãos em situação de vulnerabilidade econômica, muletas, cadeiras de rodas, andadores e outros objetos de locomoção, que são adquiridos por meio de doações.

Na semana passada, por exemplo, o Fundo Social promoveu mais uma edição do Bazar da Solidariedade, no Centro Esportivo Mogiana “Vereador Paulo Aparecido Braga”, em que foram comercializados a preços populares, sapatos, roupas, acessórios e brinquedos. “Mais uma vez, o evento teve uma repercussão muito boa, principalmente, porque as pessoas sabem que, adquirindo as peças do Bazar, elas estarão ajudando outros cidadãos que necessitam de algum item em caráter prioritário, como um andador, uma cadeira de rodas, fraldas geriátricas, entre outros”, pontua a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni.

São inúmeros os atendimentos emergenciais realizados nos últimos três anos pelo Fundo Social, os quais podem ser acompanhados por meio dos relatórios elaborados pelo órgão, que não são divulgados em respeito a um princípio muito importante: “no geral, os cidadãos beneficiados com esses atendimentos emergenciais vivem em situações sociais e/ou financeiras bastante delicadas, portanto, tomamos todo o cuidado de preservar suas imagens, por uma questão ética”, completa a primeira-dama.

Um desses atendimentos aconteceu na última semana: uma pequena cidadã sertanezina de sete anos de idade, que sofre de hidrocefalia, foi beneficiada com uma cadeira de banho adaptada reclinável – o equipamento custou mais de R$ 2 mil. “Essa família passou por uma avaliação socioeconômica junto ao Fundo Social, e constatamos a real necessidade do equipamento, para ampliar a segurança e o bem-estar da criança. A cadeira foi comprada com recursos obtidos através da doação de empresas e pessoas físicas, bazares e outras ações que promovemos, que são depositados em uma conta corrente específica para essa finalidade: auxiliar quem realmente precisa”, explica a presidente do órgão.

Assim como no caso mencionado, nos últimos anos, o Fundo Social adquiriu dezenas de outros equipamentos para atendimento a cidadãos que não tinham condições de adquiri-los.

Quem quiser conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade, ou contribuir para as ações realizadas, pode fazer uma visita ao órgão, que funciona no mesmo prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, à rua Sebastião Sampaio, 1.685 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Informações sobre o empréstimo de equipamentos e atendimentos diversos: 3947-7374. (Assessoria Comunicação Prefeitura Sertãozinho)