CIESP Sertãozinho promove palestra sobre Bloco K
Com o apoio do CEISE Br e da Alpha Gestão Empresarial, o CIESP Sertãozinho realizou a palestra Bloco K – Controle da Produção e do Estoque no SPED Fiscal, na manhã dessa terça-feira, 06, no auditório do Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho.
A partir de 1º de janeiro de 2016, as empresas industriais terão de informar, obrigatório e detalhadamente, o volume de estoques e de produção no Bloco K, do Sistema Público de Escrituração Digital – Sped Fiscal.
De acordo com o consultor, contador e gestor empresarial, Clóvis Alberto de Castro, “o mundo todo tem buscado tecnologias para tornar a gestão pública mais eficiente”, disse. Segundo ele, o sistema é parte do processo que o governo brasileiro tem desenvolvido para democratizar o acesso à informação e dinamizar a prestação de serviços públicos.
Para Mário César Lopes, engenheiros de produção e consultor, o Bloco K servirá para padronizar as informações da empresa – eletrônica, escrita e verbal, sendo que as duas últimas formas serão eliminadas a partir da utilização do sistema.
Lopes mostrou que, entre os registros que irão compor o Bloco K, estão inseridos cadastro de produtos; ficha técnica; estoque; ordem de produção; consumo; produção e consumo em terceiros.
Segundo ele, a implantação do sistema tem como vantagens “o cumprimento das obrigações fiscais; o controle do estoque e da produção; obter o percentual de perdas na produção; maior facilidade para método custeio de absorção; e, principalmente, melhor organização da empresa”, finalizou Lopes.