CMT - Passeata de conscientização à doença de Charcot-Marie-Tooth acontece neste sábado, em Sertãozinho
Maristella Coutinho
Setembro é o mês internacional de conscientização da doença de Charcot-Marie-Tooth (CMT). Por esse motivo, vai acontecer neste sábado, dia 30, a partir das 10h, na Praça 21 de Abril, uma passeata para informar autoridades de diferentes setores e à população sobre essa neuropatia genética que, entre as raras, é a mais comum. O evento faz parte do movimento “Setembro Azul”.
Segundo a aposentada Marisa Cristina da Silva, que é representante da Associação Brasileira dos Portadores de Charcot-Marie-Tooth (ABCMT) e voluntária do grupo de pacientes independentes “Charcot-Marie-Tooth Pés e Mãos Unidos”, “ações como essa são necessárias para conscientizar as pessoas em relação à gravidade deste problema, pois muitos são portadores, mas ainda não sabem que são; por isso, nosso grupo resolveu promover uma passeata, que receberá pessoas portadoras ou não da doença”.
SERVIÇO:
- Passeata de conscientização à doença de Charcot-Marie-Tooth (CMT)
- Sábado, dia 30
- 10h
- Praça 21 de Abril
Sobre a doença de Charcot-Marie-Tooth
Charcot-Marie-Tooth (CMT) é uma doença genética causada por mutações em genes associados a funções importantes para a manutenção do sistema nervoso periférico. Ela é caracterizada por fraqueza e alterações sensitivas nos membros inferiores e superiores, podendo iniciar-se na fase infantil, adolescente e até em adultos. Sua progressão costuma ser lenta, porém, em alguns casos, os pacientes precocemente deixam de andar.
O diagnóstico desta afecção nem sempre é fácil, porém, com a realização de exame neurológico minucioso, da letroneuromiografia (ENMG), o neurologista encontra-se mais capaz de diagnosticá-la.
Sintomas
Nos músculos: anormalidade ao caminhar, contrações musculares rítmicas, falta de coordenação, fraqueza muscular, músculos flácidos ou perda de massa muscular.
Nos pés: arcos dos pés altos, dedo do pé em martelo, andar constante na ponta dos pés ou dificuldade em levantar o pé.
Sensorial: formigamento ou redução na sensação de tato.
Também é comum: contraturas na mão, distúrbio do equilíbrio, reflexos lentos ou tremor.
Tratamento
Apesar de não existir tratamento específico, algumas medidas devem ser realizadas para dar aos pacientes com esta doença, melhores condições de vida.
Dados
Essa é uma das neuropatias periféricas mais frequentes, ocorrendo em cerca de 1 para cada 2.500 pessoas. É, portanto, estimado que cerca de 82.000 indivíduos sejam afetados pela CMT no Brasil. (Fonte: Hospital Israelita A. Einstein / LOL Comunicação / www.abcmt.org.br).