COMEMORAÇÃO - Dia das Crianças
Lena Aguilar
É bom ser criança, é bom brincar principalmente na semana em que tudo começa a ficar preparado para ela ser mais feliz no dia 12 de outubro, que está bem próximo.
O comércio de Sertãozinho vai promover o “Parque da ACIS” para a criançada brincar a valer na Praça 21 de Abril neste final de semana.
“Para o Dia das Crianças estamos promovendo várias atrações no “Parque da ACIS”, que irá acontecer neste sábado, 8, das 9h às 17h. Elas poderão passear de trenzinho gratuitamente, assistir shows com os personagens da Disney, além de algodão doce e pipoca para a criançada brincar a valer nos brinquedos que estarão na Praça 21 de Abril”, explica o presidente da ACIS, Paulo Scaranelo.
Além disso, as lojas de brinquedos estão com produtos bem atraentes e formas de pagamentos facilitados para que a família consiga presentear.
A gerente de uma loja explica os tipos de brinquedos.
“Temos brinquedos para cada estilo de criança, umas gostam de bonecas, outras de brinquedos lúdicos e que proporcionam aventuras. As formas de pagamento estão bem facilitadas para que a família comemore este dia feliz”, comenta a gerente de loja Marcela Moreno.
Percebe-se que as crianças já sabem o que pretendem ganhar e importante é brincar com alegria.
“Eu quero ganhar uma boneca para brincar com minhas amigas”, disse Isadora Lauro de 9 anos.
Para Cauã Guilherme, 8 anos, prefere jogar bola e andar de patinete. “Não gosto de brinquedos, prefiro mexer meu corpo e bater um bolinha com os meus amigos, por isso vou escolher uma bola ou patinete”.
Na hora de comprar brinquedo, diversão é coisa séria
Mais um Dia das Crianças se aproxima e com ele se intensifica a corrida dos pais, avós, tios e parentes às lojas em busca dos brinquedos tão desejados pelas crianças. Entretanto, na ansiedade de corresponder às expectativas dos pequenos, muitos adultos se esquecem de que na hora de escolher entre milhares de produtos bonitos, divertidos e repletos de funcionalidades, a segurança dos pequenos é prioridade.
Independente do estabelecimento onde o brinquedo será comprado, o consumidor deve observar, primeiramente, se o produto é certificado pela presença do “Símbolo de Identificação do Sistema Brasileiro de Certificação”, que poderá estar acompanhado do nome ou marca do Organismo de Certificação de Produto (OCP) credenciado pelo Inmetro.
Para escolher com segurança é muito importante que seja também observada a indicação de faixa etária no brinquedo, isso porque muitos deles não são recomendados para crianças pequenas por conterem peças cortantes e pontiagudas que possam ser engolidas ou mesmo tóxicas. Tanto as recomendações de faixa etária quanto as instruções de uso devem estar em português - e isso também vale para os brinquedos importados.
“O dever do adulto é zelar pela integridade da criança. E isso começa com a escolha de um brinquedo não só divertido, lúdico e atrativo, mas, sim, com a observação destas medidas simples que garantem que o brinquedo passou por diversos testes e que não vai apresentar risco algum à segurança do usuário”, explica Guaracy Fontes Monteiro, superintendente do IPEM-SP.
Antes de escolher o brinquedo ideal para a criança que deseja presentear, o consumidor pode também consultar os resultados da Operação Dia das Crianças que o IPEM-SP realizou no período de 26 a 29 de setembro. Acesse http://www.ipem.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9136:2016-09-29-20-33-39&catid=200:2016-01-19-18-57-30&Itemid=650
Orientação para o consumo
O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do INMETRO e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio.
Para o download do guia acesse http://goo.gl/jYpCEk, aproveite e conheça outras publicações do IPEM-SP no link: http://goo.gl/Waw0P1.