Comissão Semeadoras do Agro marca presença na Agrishow 2024 com protagonismo feminino
Com iniciativas voltadas para o bem-estar e a valorização das mulheres do campo, Semeadoras do Agro levam seu compromisso de cuidado para a maior feira agropecuária do Brasil
A Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), esteve presente na Agrishow 2024, em Ribeirão Preto, levando conhecimento e apoio essencial às produtoras e trabalhadoras rurais. A comissão que representa a força da mulher no agronegócio paulista contou com uma sala especial dentro do estande da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), onde divulgou o projeto Semear é Cuidar, uma ação conjunta com o Programa Promovendo a Saúde no Campo (PPSC) do Senar-SP, e realizou um evento dia 2 de maio em parceria com o Sebrae-SP, ocasião em que também foi lançado o programa A Protagonista, do Canal Rural, um projeto de causa que tem a Semeadoras como parte integrante do comitê editorial. Ainda na feira, as Semeadoras fizeram o lançamento de um podcast em parceria com Juliana Rangel News, com entrevistas sobre o setor.
De acordo com o último Censo Agropecuário do IBGE, de 2017, quase um quinto das propriedades rurais do Brasil é gerido por mulheres. Em números absolutos, são 947 mil mulheres responsáveis pela administração de propriedades rurais no país e 14% delas se encontram no estado de São Paulo. “O protagonismo dessas vozes femininas tende a crescer mais e mais e, na Agrishow, nós estamos juntas, em um podcast em parceria com a Juliana Rangel News, para promover essas mulheres fantásticas, ajudando-as a contar suas histórias e desmistificando o papel da mulher também no campo”, explica Juliana Farah, vice-presidente da comissão Semeadoras do Agro.
“As Semeadoras do Agro levam o projeto Semear é Cuidar, um desdobramento do Programa Promovendo Saúde no Campo (PPSC), a diversas cidades do estado, com esclarecimentos ao público feminino sobre a necessidade de cuidados preventivos e as ações disponibilizadas”, explica o médico Roberto de almeida Duarte, responsável pelo programa. A iniciativa, que tem como lema Semeando informação e promovendo saúde para mulheres do campo, realizada em parceria entre o Sistema FAESP/SENAR-SP, por intermédio da Semeadoras do Agro, com as ONGs Orientavida e Pense Rosa, em conjunto com os Sindicatos Rurais, conta com o apoio da Secretaria da Mulher do Governo de São Paulo, Américas Amigas e das Prefeituras Municipais, por meio de suas secretarias de saúde municipais.
Para Tirso de Salles Meirelles, presidente da FAESP, a presença da Comissão Semeadoras do Agro num evento tão importante, como a Agrishow, amplia a visibilidade de um projeto que já ajudou quase mil mulheres a realizar exames essenciais, como mamografias e ultrassonografias, apenas no último ano. “A importância das mulheres no agro paulista é crescente e a vida rural segura a mulher no campo. Muitas vezes não há tempo para pensarem na própria saúde, nem oportunidade de saírem para cidade se cuidar. Já sabemos que mais de 80% delas nem acesso têm a exames preventivos essenciais. O projeto Semear é Cuidar, da Semeadoras, leva a possibilidade de se prevenir contra um câncer de mama, algo importantíssimo pra elas e pra sociedade como um todo”, destaca o presidente da FAESP.
A proximidade com as comunidades rurais já tem rendido muitos frutos. Ao longo de 2024, o projeto deve chegar a 60 municípios, promovendo atendimento a 3.000 mulheres em ações de prevenção ao câncer de mama, câncer de colo de útero e câncer de pele. “Em muitas cidades que chegamos para apresentar o Semear é Cuidar, encontramos agricultoras sem acesso à saúde ou sem informação necessária para se prevenir de doenças graves, como o câncer de mama, de colo de útero e de pele. Nosso papel é fazer essa ligação e mostrar que elas têm direito de cuidar de si mesmas, para que possam cuidar da terra e de muitas pessoas que dependem delas, na maioria dos casos”, afirma Juliana Farah.
O Sebrae-SP, com o projeto Sebrae DELAS, é parceiro nas ações das Semeadoras do Agro e está sempre junto das Semeadoras, estimulando o empreendedorismo feminino no meio rural em todo o estado de São Paulo. Só no ano de 2023, sindicatos rurais de mais de 70 cidades do estado de São Paulo acolheram ações da comissão. No evento do dia 2 de maio, Encontro Mulheres do Agro em Ação, Sebrae e FAESP promoveram uma palestra sobre o protagonismo feminino no agronegócio, no espaço IAC – Instituto Agronômico de Campinas. Quinhentas mulheres marcaram presença. “Essa força e resiliência típicas das mulheres são um patrimônio que fomenta boas ideias e excelentes negócios. Estamos sempre juntas no intuito de motivar e fazer com que os negócios prosperem”, disse Adriana Menezes, integrante da comissão.
Nesta mesma ocasião, aconteceu o lançamento do programa A Protagonista, uma correalização Canal Rural e FAESP. As Semeadoras do Agro fazem parte do Comitê Editorial, juntamente com outras entidades que também reconhecem e valorizam o protagonismo da mulher empreendedora rural, como De Olho no Material Escolar; Comitê da OCB Mulher, CNA, ABCZ Mulher e SRB. O programa está com estreia marcada para dia 13 de maio e vai exibir semanalmente entrevistas com mulheres de diferentes perfis, relatando experiências em gestão de propriedade rural. “Minha expectativa é unir os grupos de mulheres do agro e, consequentemente, unir as mulheres. O projeto A Protagonista do Canal Rural é o lugar onde elas terão visibilidade nacional de tudo o que já estão fazendo. O objetivo é trocar aprendizado, criar conexão e mostrar que a mulher
do agro está preparada em diversos setores para assumir cargos de liderança”, disse Jaqueline Silva, diretora de Conteúdo do Canal Rural.
Apoiando o evento do dia 2, estiveram as empresas: Dillianz Bank, o banco digital do agro, e a Massey Ferguson, empresa líder mundial no mercado de maquinário agrícola.