Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi: membros de Sertãozinho e demais cidades são empossados

01/03/2017

O prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenez, e o superintendente do SAEMAS, Carlos Roberto Sarni, foram empossados, no último dia 17, como membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi. A cerimônia ocorreu em Mogi Guaçu, durante a 64ª Reunião Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi, e contou com a participação de representantes de diversos municípios da região.

A eleição das cidades para compor o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi aconteceu no dia 27 de janeiro, no Centro de Convenções da USP, em Pirassununga. Sertãozinho foi uma das eleitas e está duplamente representada no Comitê para o biênio 2017/2019, já que o prefeito Zezinho Gimenez foi eleito membro titular, e o superintendente do SAEMAS, Carlos Roberto Sarni, faz parte da Câmara Técnica de Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos.

O Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) é um fórum em que um grupo de pessoas se reúne, para discutir sobre o uso da água. “Dada a diversidade de interesses em relação ao uso da água, evidentemente, há conflitos e riscos à garantia desse recurso para as gerações presentes e futuras. Assim, os Comitês surgiram para a discussão, visando a conciliação dos diferentes interesses e a construção de soluções coletivas”, declarou o superintendente do SAEMAS, que acrescentou: “a composição do Comitê da Bacia Hidrográfica permite que todos os setores da sociedade, com interesse sobre a água na bacia, tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão. Ali estão representantes do Poder Público (das esferas municipal e estadual), da sociedade civil (ONGs, universidades, associações) e cidadãos comuns”.

Dentre as atribuições do Comitê estão a elaboração de relatórios com a situação de cada município da bacia, na área de saneamento básico; a estruturação do Plano de Bacia Hidrográfica, que é a base para a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, e a capacitação dos membros das Câmaras Técnicas (profissionais das prefeituras e ONGs). É possível também que os municípios recebam recursos financeiros, através do Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (FEHIDRO), para implantação de projetos, serviços e obras relativas ao saneamento básico.

“Ter o prefeito Zezinho Gimenez como membro titular é muito importante, pois ele será um defensor das metas e prioridades do Comitê, sobretudo nas questões relativas ao abastecimento de água, esgoto, resíduos sólidos, drenagem, reflorestamento, preservação de matas ciliares, etc.; além de representar o Comitê nas ações políticas necessárias para agilizar os processos encaminhados aos órgãos estaduais”, ponderou Sarni.

Os municípios titulares para o biênio 2017-2019 são: Sertãozinho, Aguaí, Taquaral, Porto Ferreira, Santa Lúcia, Pontal, Luiz Antônio, Jaboticabal, São João da Boa Vista, Águas da Prata, Santa Cruz da Conceição, Mogi Guaçu, Espírito Santo do Pinhal e Conchal. Já as cidades suplentes são formadas por Cravinhos, Leme, Mogi Mirim, Santo Antônio do Jardim, Itapira, Araras, Águas de Lindóia, Vargem Grande do Sul, Guariba, Pradópolis, Dumont, Américo Brasiliense, Descalvado e Motuca.

Os membros titulares da Câmara Técnica de Gestão e Planejamento são compostos por profissionais de Sertãozinho, Jaboticabal, Itapira, Espírito Santo do Pinhal e São João da Boa Vista. Já os membros suplentes são de Porto Ferreira, Cravinhos e Mogi Guaçu. A presidência do Comitê ficou com o prefeito de Jaboticabal, José Carlos Hori, que contou com o apoio de Sertãozinho para a conquista do cargo. (Assessoria de Comunicação PMS)