Como participar da Previdência para obter benefícios
Só tem um jeito de receber salário-maternidade, seguro-desemprego, auxílio-doença, salário-família, aposentadorias e outros benefícios sociais: estando filiado no Sistema de Seguridade Social.
Mas como as pessoas podem fazer parte da previdência e obter os benefícios sociais.
Nas próximas semanas vou dar alguns exemplos, contar algumas histórias e falar tudo sobre a forma pela qual as pessoas podem se vincular, contribuir e fazer parte do maior sistema de proteção do país: o Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS.
Todos podem participar
A previdência social funciona na forma de prestação e contraprestação. Quem paga tem direitos e quem não paga fica fora da proteção previdenciária.
Em uma sociedade justa a oportunidade tem que ser dada a todas as pessoas e é justamente por isso que a previdência pode ser acessada por quem quiser contribuir para ela.
Algumas pessoas são obrigadas a contribuir por que exercem atividade remunerada. Quem trabalha e tem renda é obrigado a contribuir, não tem como escolher entre pagar ou não.
Outras pessoas, aqueles que não têm renda, por exemplo o trabalhador desempregado, a dona de casa, o estudante, não são obrigados a contribuir, mas podem participar da proteção previdenciária se quiserem, por isso são chamados de segurados facultativos.