COMPROMISSO SOCIAL - Administração Municipal promove encontro com moradores do entorno da 2ª Barragem do Córrego Norte
Ciente de sua responsabilidade com a segurança e o bem-estar da população, e com a preocupação em dar uma resposta positiva do Poder Público às famílias e comerciantes que foram vítimas do alagamento ocorrido no mês passado, na região do Jardim Alto Alegre, o prefeito Zezinho Gimenez promoveu um encontro com esses cidadãos, no último sábado, dia 13, na 2ª Barragem de Contenção do Córrego Norte, denominada “Waldir Bonini”. A ocasião contou com as presenças de vereadores, incluindo o representante da Câmara Municipal, o legislador Nilton César Teixeira; e de secretários municipais.
Na ocasião, o chefe do Executivo Municipal tranquilizou os cidadãos e fez esclarecimentos dos serviços executados no local, com o propósito de evitar novos alagamentos, no caso de grandes precipitações pluviométricas. “A Secretaria Municipal de Obras executou o desassoreamento geral de toda a área da barragem e, ainda, aumentou o volume de reserva de água, através da elevação da altura da barragem de terra. É importante pontuar que, a Prefeitura Municipal está contratando uma empresa especializada, para avaliar se o trabalho que acabamos de executar é suficiente ou se há necessidade de construirmos uma terceira barragem de contenção”, detalhou o prefeito.
Gimenez também respondeu às perguntas dos moradores e lamentou o ocorrido em janeiro, quando o alagamento provocou prejuízos a muitas famílias e comerciantes da região. “Lamento muito o que aconteceu e tenho plena consciência de que, quem sentiu os prejuízos foram os moradores, que perderam móveis, equipamentos eletrônicos, enfim, que viram seus pertences perdidos em meio à água. Do ponto de vista legal, por meio da Procuradoria Jurídica do município, conseguimos isentar as famílias atingidas das taxas de água e IPTU, por um período determinado; entretanto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania segue prestando auxílio às famílias mais prejudicadas”, acrescentou.
Presente ao encontro, Waldir Bonini, que cede seu nome à 2ª Barragem de Contenção do Córrego Norte, por ter sido um dos primeiros moradores a trabalhar para a realização da obra, agradeceu o apoio da Administração Municipal. “Os moradores aqui da região passaram a sofrer com os problemas de alagamento, a partir de 1996. Foi aí que, nos organizamos e começamos a cobrar do Poder Público a construção dessa segunda barragem, que ficou pronta em 2002. Recentemente, vivenciamos a situação de alagamento novamente, mas agradecemos o apoio e a atenção do prefeito Zezinho Gimenez, em buscar uma alternativa rápida, para evitar que isso se repita, e nós vamos aguardar o parecer sobre a necessidade de construção de uma nova barragem”, comentou.
Outra representante dos moradores, Judite Tope Chagas, resumiu as expectativas das famílias em relação aos serviços executados na barragem. “O susto foi tão grande, que toda vez que forma-se um tempo de chuva mais feio, ficamos angustiados. Nós esperamos que esse serviço realmente resolva o nosso problema e, claro, agradecemos o empenho do prefeito e de toda a prefeitura”, afirmou.
O prefeito Zezinho Gimenez encerrou o encontro com um agradecimento aos moradores. “Eu gostaria de agradecer a todos os moradores que atenderam a esse nosso convite, pois o objetivo principal era dar uma satisfação para vocês. É muito importante que os cidadãos nos tragam suas reclamações, pois são através delas, que temos a possibilidade de corrigir, melhorar algo que não está bom na cidade. Sertãozinho cresceu muito e, sem dúvida, a condição da barragem do Córrego Norte já deveria ter sido avaliada anos atrás, pois, no passado, não existiam exigências técnicas para as edificações e, por isso, muitas casas foram construídas praticamente sobre os rios. A população pode ficar tranquila, pois temos um funcionário que vai fiscalizar a barragem diariamente e, se tivermos que desenvolver qualquer outra obra aqui, para dar uma solução definitiva a esse problema, buscaremos recursos e faremos o que for necessário”, concluiu o prefeito. (Assessoria de Comunicação PMS)