Congresso de Aviação Agrícola é em julho

12/06/2019

Encontro será de 30 de julho a 1º de agosto no Centro de Eventos Zanini. Destinado a empresários do setor, técnicos, engenheiros e pilotos que atuam ou pretendem atuar nesse segmento

Sertãozinho será, pela primeira vez, sede do Congresso de Aviação Agrícola do Brasil 2019, que acontecerá de 30 de julho a 1º de agosto no Centro de Eventos Zanini. Destinado a empresários do setor, técnicos, engenheiros e pilotos que atuam ou pretendem atuar nesse segmento, o evento contará com palestras técnicas e institucionais relacionadas ao setor de aviação agrícola e até com demonstrações e um simulador de voo. Com expositores de 11 países e circulação esperada de 4 mil visitantes, este é considerado o maior evento do segmento no mundo! A realização é uma parceria entre o Sindag – Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola e a Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que viabilizou, entre outros pontos, parcerias com SEBRAE, SENAI, FATEC e IFSP, um feito inédito na história do evento.

Para falar mais sobre esse assunto, o Departamento de Comunicação da Prefeitura convidou o secretário da pasta, Paulo Roberto Gallo, para um bate-papo:

Para quem é voltado o Congresso?

O evento é destinado a empresas e pessoas ligadas à cadeia produtiva relacionada à aviação agrícola e suas atividades, em especial à utilização de aviões para a aplicação, em larga escala, de defensivos agrícolas, fertilizantes e similares. O público-alvo são os empresários do setor, técnicos, engenheiros e pilotos que atuam ou pretendem atuar nesse segmento da aviação.

Quantas pessoas são esperadas, entre visitantes e expositores?

A organização estima aproximadamente 4 mil visitantes. Cerca de 600 pilotos deverão estar presentes no Congresso. Atualmente, o evento tem 105 expositores confirmados, oriundos de 11 países, o que lhe confere o posto de maior evento mundial do segmento.

Qual será a infraestrutura oferecida?

A infraestrutura é a típica de feiras técnico-comerciais: estandes para as empresas, áreas de alimentação, auditórios para as atividades do Congresso, estacionamento (em parte, coberto), etc.

Que ações os participantes encontrarão no evento?

Os participantes terão acesso a dezenas de palestras técnicas e institucionais relacionadas ao setor de aviação agrícola, além do contato direto com mais de 100 empresas diretamente ligadas à atividade. Estão previstas ações conjuntas com o SEBRAE, que terá uma unidade móvel instalada no local. Teremos uma área destinada aos artesãos de nosso município, que vão oferecer diversos produtos e “souvenires” alusivos à nossa cidade e seus pontos turísticos, além de ações de confraternização entre os visitantes. Teremos ainda uma unidade móvel do SENAI com um simulador de voo que reproduz as exatas condições de uma aeronave de pequeno porte, similar às utilizadas na aviação agrícola.

Já foram definidos os temas das palestras e debates? O senhor poderia citar alguns?

A grade é bastante extensa, e abrange desde temas técnicos e de engenharia, até aspectos institucionais, novas legislações, planejamento estratégico, além de novas tecnologias e produtos que estão previstos para o setor nos próximos anos.

O Congresso é promovido pelo Sindag – Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola. Qual a participação do município na organização desse evento?

O município tem sido responsável por viabilizar o local do evento, além de conceder incentivos fiscais para sua realização, no âmbito de taxas a serem recolhidas. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, os organizadores puderam obter expressivos descontos nos custos de locação do local para a realização da exposição/congresso. As negociações com SEBRAE, SENAI e outras instituições de ensino, como FATEC e IFSP (que terão ativa participação por meio de alunos e professores), também foram feitas pela Secretaria – ações essas que enriquecerão muito o evento e que são inéditas no histórico do Congresso.

Por que Sertãozinho foi escolhida para sediar o evento?

Sertãozinho foi escolhida dentre outras cinco cidades no Estado por suas características de infraestrutura, tradição industrial, proximidade a aeroportos, além, certamente, dos esforços conjuntos ofertados pela Administração para o apoio e desenvolvimento das atividades envolvidas com um evento desse porte.

Como os interessados devem proceder para fazer suas inscrições?

Em breve, vamos disponibilizar os procedimentos para inscrição, que estão em fase final de definições.

Qual a importância desse evento para Sertãozinho e para o país?

A aviação agrícola ainda é a melhor opção tecnologicamente falando para uma grande parte da aplicação de defensivos, fertilizantes e outros produtos químicos que, de maneira segura, são imprescindíveis para que a agricultura possa obter o rendimento e a escala de produção necessária para gerar alimentos nos volumes crescentes exigidos pelo aumento das populações em todas as partes do planeta. Dessa forma, é um setor vital para nossa agricultura, e que tem ainda uma grande contribuição a dar ao Brasil em sua missão de se tornar cada vez mais reconhecido como o maior produtor mundial de alimentos de origem agrícola.

Para o Brasil, é um evento que mostra aos demais países participantes nossa tecnologia e expertise na área, além de contribuir para o aperfeiçoamento das técnicas que contribuem para a melhoria do setor como um todo.

Para Sertãozinho, é mais um evento que levará o nome de nossa cidade a todo o Brasil e aos vários países que nos visitarão, mostrando a pujança de nosso município, a capacidade de nossa gente, e o potencial de nossas empresas em fornecer máquinas, equipamentos e serviços para esse setor em que, ainda, não temos participação ativa. Certamente, o evento poderá abrir uma janela, e esperamos que nossos empresários a aproveitem da melhor forma possível.

Além disso, um evento desse porte vai movimentar fortemente o turismo de negócios em nossa cidade, aquecendo o comércio local, bares, restaurantes e a rede hoteleira. Abre ainda oportunidade para diversos tipos de prestadores de serviços, tais como empresas de limpeza, segurança, recepcionistas, estacionamento – enfim, para todos os setores que são necessários para a sua realização. (Departamento de Comunicação PMS)

Legenda: Secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Gallo, fala sobre o Congresso de Aviação Agrícola do Brasil, que acontecerá no final de julho, em Sertãozinho

Foto: Arquivo DECOM