CRISTIANE FRAMARTINO BEZERRA

Quando paro pra pensar de quantas verdades se compõe minha vida, percebo que há fases muito distintas, com verdades tidas como absolutas.
Quando criança, todas as escolhas eram as escolhas da minha família.
A crença religiosa tida como única possível no mundo e a melhor, é claro, foi a herdada dos meus pais e avós. Chegava ao cúmulo de restringir certas amizades porque pertenciam a crenças "perigosas" ou demoníacas.
Depois veio a adolescência, a fase da curiosidade, dos estudos para além da minha idade. Fui agraciada com livros e biografias que passaram a compor meu novo momento de vida.
Conheci pensadores, humanistas, filósofos, místicos, santos, gurus. Eis que a verdade absoluta de antes começou aos poucos ser relativa.
Com o tempo, os questionamentos ficaram maiores, as dúvidas fervilhavam na minha mente.
Como buscadora, investigava quem criou quem, que livro sagrado era mais antigo que o outro, quem tinha "copiado" de quem...
Lendas nórdicas e celtas, histórias egípcias, gregas, africanas, que se pareciam com relatos da Bíblia Cristã...
Muitos mistérios a resolver, muitas "verdades verdadeiras" a encontrar.
De repente, num dos meus momentos de estudo e meditação, com um dos meus maiores modelos de vida e ensinamentos, o Mestre Jesus, recebo dele uma bela resposta: "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará"!...
É preciso apenas compreender que esta verdade não é a minha ou a sua. Ou a de Gandhi, Madre Teresa, Chico, Naná, Sócrates, Platão ou Aristóteles.
É a verdade maior, a que sintetiza tratados e contratos, decretos e leis humanas... O fazer ao outro o que gostaria que ele ou ela fizesse a nós.
Quando Jesus ensina, é de uma simplicidade assustadora. Ele fala de amor ao próximo e perdão das ofensas... Por estas pregações, acabou crucificado.
Mas a sua verdade legítima, altruísta e forte tem atravessado gerações, tempo, espaço, religiões, num desejo sincero de que cada um descubra a Verdade, conheça a Verdade de pagar o mal com o bem, nos fazer instrumento da paz divina, num mundo em que não se veja tanta desunião e desigualdade, tantas vezes o nome de Deus sendo usado pra separar e fazer sofrer.
A verdade que nos traz Jesus é a de que somos filhos de um mesmo Deus! Que podemos confiar na bondade e na beleza, porque o arco-íris ainda aparece nos nossos céus, dizendo que Deus ainda confia que a Humanidade pode dar certo!
Que seja de Amor e Luz a sua Verdade!
Muita Paz ao seu coração!
Cristiane Framartino Bezerra
Historiadora de Religiões, Escritora, Angelóloga
@crisbezerrarp