Contaminação de água por urânio: cuidados necessários

Contaminação de água por urânio: cuidados necessários
28/10/2024

A contaminação por metais pesados, como o urânio, pode causar problemas renais e aumentar o risco de câncer, além de prejudicar ecossistemas e contaminar recursos hídricos

A comunidade de Trapiá, em Santa Quitéria (CE), enfrenta contaminação da água de poços locais, com altos níveis de urânio. Análises da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) revelaram que 14 das 15 amostras apresentaram concentrações até sete vezes acima do limite permitido pelo Ministério da Saúde, de 0,03 mg por litro.

A contaminação ocorreu próxima à maior jazida de urânio do Brasil, na fazenda Itatiaia, situada a cerca de 70 km do distrito. Embora a relação entre a mineração e a contaminação não esteja clara, especialistas indicam que pode ser resultado de processos naturais, como a lixiviação de rochas radioativas, que é o processo em que elementos químicos presentes em rochas com substâncias radioativas são dissolvidos e transportados para o ambiente pela água.

Como explica Glayson Bispo, coordenador do setor de Pesquisa e Desenvolvimento do DB Toxicológico, a contaminação da água é uma questão séria, pois o urânio pode ter efeitos adversos à saúde humana, especialmente em níveis elevados. Os impactos potenciais incluem:

  • Problemas renais: O urânio pode afetar as funções renais, levando a complicações de saúde a longo prazo.
  • Efeitos radioativos: Embora os especialistas afirmem que os níveis encontrados não sejam alarmantes em termos de toxicidade radiológica, a exposição prolongada a substâncias radioativas pode aumentar o risco de desenvolver câncer.

“Para medir os níveis de urânio na população local, o ideal é que sejam feitos exames de sangue e urina o mais breve possível”, afirma Glayson.

 

Impactos no meio ambiente

Além dos riscos diretos à saúde humana, a contaminação por urânio também tem impactos ambientais significativos. Para Nélida Delamoriae, bióloga e microbiologista, coordenadora do setor de Microbiologia do Hidrolabor, “A presença de urânio no solo e na água pode afetar ecossistemas locais, prejudicando a flora e a fauna. Os processos de lixiviação podem espalhar o urânio e outros elementos radioativos, levando à contaminação de áreas adjacentes e comprometendo a qualidade dos recursos hídricos”, explica.  

 

Cuidados necessários

Para os especialistas, em caso de qualquer tipo de contaminação da água, é fundamental que as pessoas adotem as seguintes precauções para garantir a sua saúde e segurança:

  1. Evitar o consumo de água de poços: a água dos poços deve ser evitada até que a situação seja completamente resolvida e a qualidade da água seja garantida por testes confiáveis.
  2. Utilizar água potável: opte por água de fontes seguras, como a fornecida por caminhões-pipa ou água engarrafada, até que novos testes confirmem a segurança do abastecimento local.
  3. Monitorar a saúde: fique atento a quaisquer sintomas relacionados à saúde, especialmente problemas renais. Caso necessário, busque orientação médica imediatamente.
  4. Participação em exames: é importante que os moradores realizem os exames de saúde, incluindo a coleta de sangue e urina, para monitorar possíveis efeitos da contaminação.

“Seguindo essas recomendações, a população pode se proteger enquanto as autoridades trabalham para resolver a situação da contaminação”, finaliza Nélida.

 

Institucional

DB Toxicológico é dedicado aos exames de Toxicologia Ocupacional e ao Exame Toxicológico de Larga Janela de detecção feito no cabelo. Além disso, possui um extenso menu de exames voltados para as Análises Clínicas, tais como: vitaminas, aminas biogênicas (compostos orgânicos nitrogenados que ocorrem naturalmente em organismos vivos), metais e drogas terapêuticas.  

 

Hidrolabor

Com mais de 25 anos de experiência, o Hidrolabor Laboratório oferece serviços especializados de ensaios físico-químicos e microbiológicos em produtos alimentícios, água, efluentes e sólidos industriais (classificação de resíduos), solo, swab, lodo, cosméticos e poços de monitoramento. Dispondo de tecnologia de última geração, profissionais treinados e capacitados, o Hidrolabor utiliza equipamentos e instrumentos atualizados, mantidos e calibrados regularmente, onde os ensaios são realizados através de metodologias reconhecidas e validadas, buscando sempre a excelência dos serviços prestados.

 

Poliana Bollini Marques
Assessora de Imprensa