Creatina: benefícios e indicações
Você toma ou pensa em tomar CREATINA? Pela sua reconhecida eficácia no aumento da força, da potência e da massa muscular (hipertrofia), a creatina é bastante popular entre os praticantes de musculação no Brasil. A substância traz benefícios nítidos para o treino quando aliada a uma boa dieta e a um programa de exercícios adequado, principalmente por estar envolvida na produção de ATP, fonte de energia usada pelos músculos em exercícios anaeróbicos como é a musculação, mas também em saltos, arremessos de peso e corridas curtas. No entanto, o que nem todo mundo sabe é que a creatina tem muitas outras funções e benefícios não só para os atletas, mas para os não atletas também:
Ela impulsiona o funcionamento do cérebro, fornecendo neuroproteção e melhorando a memória e a cognição. Além de o cérebro usar a creatina para energia, ela também apresenta efeitos anti-inflamatórios (o que faz com que a creatina seja uma importante candidata na pesquisa sobre a prevenção e o tratamento da doença de Alzheimer)
Melhora a hidratação, levando água para as células do corpo;
Contribui para a redução da inflamação corporal;
Combate sintomas da fibromialgia - pode ajudar a combater a perda de massa magra, comum entre pacientes com fibromialgia;
Melhora a densidade óssea;
Ajuda na recuperação muscular e na reabilitação de lesões;
Reduz a miostatina (facilita a hipertrofia);
Reduz o açúcar no sangue;
Produz energia;
Auxilia em dietas com restrição alimentar;
Ajuda na redução da sarcopenia nos idosos, já que tende a diminuir a perda de massa muscular.
Assim, creatina não é um suplemento apenas para quem treina. Vai muito além (e seu uso pode ser feito a qualquer horário. O importante é o uso diário e dar preferência à creatina monohidratada). Para adultos saudáveis, recomenda-se 1g a 5g diariamente. Já para treinos de resistência, pesquisas recentes sugerem que a suplementação de 0,1g por kg de peso corporal é o suficiente. Quem aí usa ou já usou?
Ela ajuda a:
- Construir massa muscular;
- Produzir mais energia e força;
- Melhorar a performance física;
- Aumentar a tolerância ao esforço;
- Recuperação muscular;
- Melhorar o metabolismo de glicose;
- Melhorar a função do cérebro;
- Reduzir perda muscular;
- Melhorar a cognição.
É indicada para:
- Quem treina e quer melhorar o desempenho ;
- Quem busca benefícios cognitivos (principalmente idosos);
- Quem tem diabetes.
- Quem possui fibromialgia
- Quem possui osteoartrite
Como tomar:
Diariamente, mesmo quando não for treinar.
Para adultos saudáveis recomenda-se de 1 a 5g diariamente.
Já para treinos de resistência, pesquisas recentes sugerem que a suplementação de 0,1g por kg de peso corporal é suficiente.