Crônica: A cultura na formação do cidadão (por Américo Perin)

Crônica: A cultura na formação do cidadão (por Américo Perin)
08/07/2024

Através da cultura, as nações diferenciam-se umas das outras. A linguagem usada para comunicação, os costumes, a música e todos os outros tipos de expressões artísticas que constroem a forma de pensar e agir estão relacionadas e fazem parte da cultura de um povo. E isso tem que ser preservado para que nunca se perca a identidade própria de cada país.

É pela cultura que as pessoas se identificam umas com as outras, criando um povo que, por sua vez, se identifica numa mesma forma de pensar, favorecendo assim a boa convivência e o alcance do progresso e bem-estar geral.

Sertãozinho, recentemente premiada pelo Grupo Band de Comunicações como uma das cidades brasileiras excelentes em vários itens analisados, tem na sua realidade uma valorização muito grande no quesito Cultura, o que se pode entender também como valorização da Educação!

Nessa linha de pensamento, cito aqui um evento, que teve a presença de várias autoridades, artistas e convidados, quando foi reinaugurado um dos nossos prédios históricos. Com a reforma, o prédio passou a abrigar em seus espaços ferramentas que servirão para os artesões, o Centro de Atendimento a Turistas e a Academia Sertanezina de Letras - ASEL.

“Representando as Confreiras e os Confrades, da Academia Sertanezina de Letras, quero deixar registrado neste momento o quanto nos sentimos felizes em retornarmos a este local que já ocupamos e vê-lo totalmente reformado.

Quantos fatos importantes foram vivenciados neste prédio! Ele foi construído no início do século XX, no coração da cidade.

Assistiu, imponente, às várias mudanças e ao progresso da nossa querida Sertãozinho. Muitos de nós conhecemos as atividades realizadas aqui, principalmente a partir de 1956, após ter passado para a gestão da Prefeitura Municipal.

O Prefeito Waldir Trigo, em 1977, instalou neste recinto a Biblioteca Municipal Dr. Antônio Furlan Jr., que contribuiu de modo especial para a propagação da literatura em nossa cidade.

Com a transferência da Biblioteca para o prédio onde atualmente funciona a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, as suas dependências foram sofrendo os danos naturais causados pelo tempo e sendo cada vez menos ocupadas.

É uma grande alegria para nós, acadêmicos, encontrarmos hoje este espaço reconstruído e apto a receber nossa população e também os turistas que nos visitam.

Agradecemos imensamente ao Sr. Prefeito, Dr. Wilsinho e sua administração, pelo compromisso e determinação em restaurar este prédio de incalculável valor histórico e cultural para nossa cidade.

Temos certeza que as novas gerações, assim como nós, se orgulharão deste patrimônio ora preservado.”