CULTURA AFRO - EMEF “Profª Marilena Arantes Meneghini” (CAIC) realiza seu 1º Festival Cultural do Orgulho Negro
Com o objetivo de proporcionar, ainda mais, conhecimento aos alunos sertanezinos sobre a história da cultura africana, recentemente, os funcionários da EMEF “Profª Marilena Arantes Meneghini” (CAIC) desenvolveram, junto aos jovens, um projeto de ensino que envolveu toda a comunidade escolar em torno da realização do primeiro “Festival Cultural do Orgulho Negro”.
A ação, que aconteceu no último dia 18, teve como base a lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, em todas as escolas de ensino fundamental e médio.
“Durante quatro meses realizamos atividades interdisciplinares, com o objetivo de garantir a ressignificação e valorização das matrizes africanas, que formam a diversidade cultural e biológica brasileira. O produto final foi a realização de uma grande festa, uma comemoração alegre e fraterna”, comenta a diretora da escola, Marlene Bonato.
O evento, idealizado pelos professores de história e geografia, com o apoio da gestão escolar, garantiu o protagonismo dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, e buscou incentivar a autonomia dos mesmos na construção do conhecimento, através de pesquisas e debates sobre a história, culinária e religiosidade africana.
“As atividades foram realizadas na quadra da escola, que se tornou um grande palco para as apresentações. Tivemos até um desfile de figurino de época, confeccionado pelos próprios alunos, com base nos estudos da história do Brasil Colônia. Além disso, musicais com a participação dos professores, shows de rap, roda de capoeira, com a participação dos integrantes da ONG Cabeça di Nego, e diversas peças teatrais, também foram apresentados”, ressaltou a diretora. Ainda, de acordo com Marlene, “foram lidas biografias de grandes personalidades negras, poesias, apresentação da história da boneca Abayomi, e construção de maquetes mostrando a organização espacial dos quilombos”, finaliza.
Falando em cultura afro...
O 6º Festival Alma Negra, promovido pela Associação Cabeça Di Nego com apoio da Prefeitura Municipal de Sertãozinho, segue com diversas atividades e, neste sábado, dia 28, acontecerão, no IFSP – rua Américo Ambrósio, 269 / Jardim Canaã – , das 19h às 22h, diversas ações. Entre elas, show com Dj's; percussão; apresentações do projeto 4E; grupos de rap, como Boom Cyper e Jerfão; exposições de grafite e desenho; além do lançamento do livro “Festival Alma Negra”.
No domingo, dia 29, será a vez do Conjunto Habitacional “José Garcia da Costa” – rua José Américo Baratela, 521 – receber o evento. Desta vez, uma palestra abordando temas sobre políticas públicas, música e religião, com o Mestre Lumumba, será realizada. A ação acontecerá das 16h às 17h.
O Centro de Artes e Esportes Unificados “Eurídes Ferraz Teixeira” (CEU) também está com ações pelo Dia da Consciência Negra. Confira:
- Dia 27/10, sexta-feira: apresentação do espetáculo “O Velório do Zé Raimundo”;
- Dia 28/10, sábado: apresentação do espetáculo “Louvado Seja Deus”.
Vale lembrar que, os dois espetáculos terão início às 19h30. O CEU está localizado à rua Pedro Montenegro, 340, no Jardim Santa Marta. (Assessoria de Comunicação da PMS).