Dando voz à terceira idade

08/07/2015

Com a adesão do município ao Programa “São Paulo Amigo do Idoso”, em 2013, o Fundo Social de Solidariedade vem promovendo ações que incentivam a discussão em torno da política nacional dos direitos dos idosos, em Sertãozinho e no Distrito de Cruz das Posses.

Assim, durante o mês de junho, com o objetivo de levantar as propostas para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada em setembro e terá como tema "Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”, o Fundo Social promoveu várias reuniões com os idosos que integram os Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), além do Centro de Convivência do Idoso (CCI). Cerca de 300 idosos participaram dos encontros, em que foram discutidos quatro eixos: Gestão, Financiamento, Participação Política e Controle Social, e Sistema Nacional de Direitos Humanos.

         Entre as questões discutidas e levantadas junto aos cidadãos da terceira idade destacam-se: a construção de ala geriátrica na nova Santa Casa, dentro das normas exigidas para o atendimento nesta especialidade; desenvolvimento de ações voltadas às famílias, para melhor aceitação do idoso (famílias desestruturadas, idosos vítimas de maus-tratos e violências); ampliação dos atendimentos psicossociais, com a criação de atividades de integração, como rodas de conversa, terapia ocupacional, jogos de memória e origami; e cursos contínuos para cuidadores de idosos, com turmas regulares.

            Além disso, também se discutiu sobre a participação efetiva do Conselho Municipal do Idoso na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no Plano Plurianual (PPA); a realização de campanha de divulgação do Imposto de Renda, em que uma parcela do imposto pago pelos munícipes possa ser destinada para o Fundo Municipal do Idoso; e a garantia da inclusão de trabalhadores idosos no mercado de trabalho.

            Segundo o assessor do Fundo Social de Solidariedade, Marcos Favaretto, que conduziu os encontros, a iniciativa deu voz aos idosos e permitiu o começo de uma nova dinâmica, focada na discussão de assuntos voltados para a terceira idade. “Com o levantamento das questões pertinentes a cada eixo, junto aos grupos da terceira idade, as equipes do Fundo e dos CRASs estruturaram a carta do município, que será somada às propostas de Ribeirão Preto e das 26 cidades da região, para apresentação nas Conferências Estadual e Nacional, que acontecem, respectivamente, em setembro e dezembro deste ano”, concluiu.

            É válido lembrar que, o Fundo Social de Solidariedade oferece diversas atividades para os idosos, em diferentes pontos da cidade. Para informações mais detalhadas e direcionamento, o cidadão pode entrar em contato com o órgão, através do telefone 3947-7374.