Departamento de Cultura e Turismo tem novo diretor
O Departamento de Cultura e Turismo de Sertãozinho, órgão ligado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tem um novo diretor à frente de seus trabalhos. Trata-se de Antônio Carlos da Costa, mais conhecido como Toninho Costa.
Figura atuante na cena cultural de Sertãozinho há 30 anos, Toninho é graduado em artes, ator, professor de teatro, produtor e empreendedor cultural, e coordenador dos projetos do Ponto de Cultura “PraVoar”, do Grupo de Teatro Dalapagarapa e da Associação Arte e Oficio.
Na área pública, foi vereador entre 2001 e 2004, quando criou a Lei que destina 1% do Orçamento do Município para a cultura e deu início à realização dos Fóruns de Cultura na cidade. Ainda, foi chefe de Desenvolvimento Cultural de 2008 a 2012 e, também, na atual Administração, e diretor administrativo do Centro de Artes e Esportes Unificados “Eurídes Ferraz Teixeira” (CEU).
O diretor de Cultura e Turismo tem expectativas positivas de trabalho frente ao Departamento, com ações voltadas ao fortalecimento da política cultural no município. “Nesse sentido, nossa meta principal é a conclusão da elaboração do Plano Municipal de Cultura. Pretendemos garantir o máximo de participação da população, que é a última etapa para consolidação do Sistema Municipal de Cultura. Além disso, buscaremos consolidar os polos de cultura, como parte da descentralização de atividades culturais na cidade e, também o aprofundamento do diálogo com artistas, movimentos culturais e étnicos, coletivos e associações culturais”, afirma Toninho Costa, que emenda: “na área do turismo, vamos trabalhar no Plano Diretor e na estimulação do protagonismo do setor, como gerador de desenvolvimento econômico para a cidade e a região”.
Toninho também destaca a importância do estreitamento das relações com os Conselhos Municipais ligados ao Departamento de Cultura e Turismo. “Queremos união com todos que possam contribuir com o progresso da cultura e do turismo em nossa cidade. Principalmente neste momento, de racionalização do uso dos recursos disponíveis, queremos aumentar nossa capacidade de angariar novos recursos a nível Estadual e Federal, apresentando projetos de apoio aos artistas, associações e cooperativas artísticas locais”, conclui. (Assessoria de Comunicação PMS)