DESOCUPAÇÃO - Alunos devem deixar sede do IFSP Sertãozinho hoje

31/10/2016

Eddie Nascimento

 

Devem deixar ainda hoje pela manhã a sede do Instituto Federa de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP), campus Sertãozinho, os alunos que ocuparam o prédio para protestar contra a PEC 241. Um acordo entre o reitor do IFSP, Eduardo Antonio Modena, e os alunos foi feito. Ficou definido que uma carta com as reinvindicações dos alunos, creditada com a assinatura da reitoria estadual, deverá ser entregue ao Ministério da Educação e Cultura. "Durante esse processo de negociação, nós conseguimos falar com a reitoria que, através de uma carta, assinou um termo de compromisso de asseguração de direitos, onde essa carta está endereçada ao MEC", explicou o estudante Artur Tirabosqui.

Dentro da proposta, ficou acordado que os estudantes ocupantes deverão deixar a unidade escolar neste sábado, 29, pela manhã, tendo como contrapartida a entrega de uma carta de reinvindicações elaborada pelos próprios alunos. "Nós desocuparemos a escola neste sábado pela manhã e eles nos deram a garantia, assinada pelo próprio reitor, que essa nossa carta de reinvindicações será entregue ao MEC", ressaltou Tirabosqui.

 

Ocupação

 

Em Sertãozinho o IFSP foi ocupado na última segunda-feira, 24. Nesses cinco dias de ocupação, os alunos promoveram algumas atividades culturais e não foi constatado qualquer tipo de vandalismo no local. O motivo do protesto foi a manifestação contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos, texto este aprovado em segundo turno na última terça-feira, 25, pela Câmara dos Deputados. Agora, o texto segue para análise do Senado, também em duas votações.