DIA DA ÁRVORE - Legislação Municipal regulamenta o plantio de mudas em calçadas e canteiros de avenidas

21/09/2015

Fernando Laurenti

Para ser fazer o plantio de uma árvore é necessário ter alguns cuidados especiais, saber que tipo de espécie deve ser plantada, cada espécie tem o seu tamanho e a sua característica, não são todas que podem ser plantadas em uma calçada por exemplo.

 O Município criou uma Legislação específica para o plantio de árvores em vias públicas por intermédio da Lei nº 5536, de 30 de setembro de 2013, que dispõe sobre a arborização urbana do Município de Sertãozinho e dá outras providências.

Projeto de Lei nº 141/2013 de autoria do Executivo Municipal aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito José Alberto Gimenez.

Não se deve plantar árvores frutíferas em avenidas ou calçadas aleatoriamente sem consultar os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Vale na verdade para todo tipo de árvore a ser plantada. Uma Lei é criada para regulamentar e dar direção correta nas ações da sociedade.  

Na Avenida Minésio Meloni o canteiro central é extenso, proporcionando a condição ideal para o plantio de várias espécies de árvores frutíferas.

Encontramos no local varias espécies de árvores já produzindo frutos. Mangueiras de vários tipos, goiabeiras, amoreiras, abacateiros, figueiras, limoeiros, pitanga, tamarindo, jatobá, cajámanga e outras espécies. Abelhas e pássaros cuidam da polinização das flores.

As árvores frutíferas fornecem alimentos para os seres humanos e diversas espécies de animais.

A Avenida Minésio Meloni (CAIC). que divide a Cohab 8 do Campo Belo e Porto Seguro. se tornou um lugar agradável e de refúgio para várias espécies de pássaros, um lugar que oferece segurança às pessoas que passam pelo canteiro em busca de uma fruta.

Já a Avenida José Ferreira Fontes, na Cohab 3, oferece perigo aos meninos e até adultos que tentam pegar uma fruta no local, via pública de canteiro estreito. Crianças correm o risco de atropelamento e podem provocar confusões e acidentes ao atirarem pedras nas árvores para derrubarem os frutos. Portanto, é bom que as pessoas estejam preparadas para cumprir a Lei.

No próximo dia 21, segunda-feira, comemora-se o Dia da Árvore. Se cada cidadão plantar uma árvore em frente de sua residência, com certeza teremos uma cidade bem mais arborizada com um clima bem melhor e proporcionando mais saúde a nós mesmos. Seria “o povo cuidando do próprio povo”, só depende de cada um de nós.

O que você está esperando? Vamos, vamos plantar uma árvore, o meio ambiente agradece. O município, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, estará promovendo várias ações neste domingo e na segunda feira, 21, envolvendo as crianças do ensino Infantil e fundamental, no incentivo aos jovens a plantarem árvores.

O dia será marcado com o plantio de mudas de árvores em praças públicas do município de Sertãozinho.