EDUCAÇÃO - Aluna da EMEF “Prof. José Negri” está entre as finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa

07/11/2016

Sertãozinho continua se destacando na Educação e, recentemente, uma aluna do 6º ano da EMEF “Professor José Negri”, Laís de Novais, participou da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, na categoria poema, com o texto “Dança sem fim”, e ficou selecionada entre os 500 semifinalistas em todo o Brasil. O texto foi analisado pelas Comissões Julgadoras: Escolar, Municipal e Estadual, e já conquistou, no mínimo, a medalha de bronze.

Entre os dias 22 e 24 de novembro, Laís viajará para Salvador, na Bahia, em companhia de sua professora orientadora, Fernanda Teixeira de Almeida Souza, onde participará de oficinas literárias com alunos de outros estados, concorrendo à medalha de prata que lhe dará o direito de concorrer à medalha de ouro, em Brasília, no mês de dezembro.

“Toda a equipe da Escola José Negri tem motivos para comemorar, pois um bom aluno não se forma em um único ano e nem pelas mãos de um único mestre. Parabéns a todos”, comentou a diretora Inês Angélica Servidoni Nogueira Cabril.

A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” é uma iniciativa do Ministério da Educação e Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). É realizada a cada dois anos, envolvendo estudantes de todo o Brasil que escrevem sobre o tema “O lugar onde vivo” em quatro gêneros textuais: poema, crônica, memórias literárias e artigo de opinião. A proposta é valorizar a interação do aluno com o meio em que está inserido, resgatando a história e aprofundando o conhecimento sobre a referida realidade.

 

Mais conquistas

 

Ainda sobre a EMEF “Professor José Negri”, a unidade escolar conquistou o quinto lugar no Projeto “EPTV na Escola”, com a redação da aluna Letícia Gabriela Santana Alves, orientada pela professora de Língua Portuguesa, Elaine Bisson de Souza.

Com o título “Uma gota no oceano”, a autora relatou a sua participação em um projeto social, doando parte de seu cabelo para a confecção de perucas para crianças e adolescentes vítimas de câncer. “Quero construir um país em que as pessoas não tenham receio de ajudar o próximo, sejam altruístas e justas, espalhem sementes de solidariedade e amor. Com pequenos passos, pequenas ações positivas construiremos um Brasil melhor, um mundo melhor”, explicou Letícia Gabriela.

O “EPTV na Escola” deste ano propôs que alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares refletissem sobre o tema: “O Brasil que eu vou ajudar a construir”.

Ao todo, 26.369 alunos de 65 municípios da área de cobertura da EPTV Ribeirão Preto participaram da 17ª edição do projeto, que tem por objetivo incentivar os estudantes a mostrarem o seu papel de cidadão crítico dentro da sociedade em que vivem, permitindo uma maior interação entre os alunos e a emissora de comunicação. No total, foram classificadas 10 redações destacadas por comissões formadas por profissionais da EPTV e professores universitários. “Parabéns à professora Elaine Bisson de Souza, à aluna Letícia Gabriela Santana Alves e a todos envolvidos nesse e em tantos outros projetos desenvolvidos, com muita alegria e carinho, na escola ‘José Negri’”, concluiu a diretora Inês. (Assessoria de Comunicação PMS)