EDUCAÇÃO - Aluna da EMEF “Prof. José Negri” está entre as finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa
Sertãozinho continua se destacando na Educação e, recentemente, uma aluna do 6º ano da EMEF “Professor José Negri”, Laís de Novais, participou da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, na categoria poema, com o texto “Dança sem fim”, e ficou selecionada entre os 500 semifinalistas em todo o Brasil. O texto foi analisado pelas Comissões Julgadoras: Escolar, Municipal e Estadual, e já conquistou, no mínimo, a medalha de bronze.
Entre os dias 22 e 24 de novembro, Laís viajará para Salvador, na Bahia, em companhia de sua professora orientadora, Fernanda Teixeira de Almeida Souza, onde participará de oficinas literárias com alunos de outros estados, concorrendo à medalha de prata que lhe dará o direito de concorrer à medalha de ouro, em Brasília, no mês de dezembro.
“Toda a equipe da Escola José Negri tem motivos para comemorar, pois um bom aluno não se forma em um único ano e nem pelas mãos de um único mestre. Parabéns a todos”, comentou a diretora Inês Angélica Servidoni Nogueira Cabril.
A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” é uma iniciativa do Ministério da Educação e Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). É realizada a cada dois anos, envolvendo estudantes de todo o Brasil que escrevem sobre o tema “O lugar onde vivo” em quatro gêneros textuais: poema, crônica, memórias literárias e artigo de opinião. A proposta é valorizar a interação do aluno com o meio em que está inserido, resgatando a história e aprofundando o conhecimento sobre a referida realidade.
Mais conquistas
Ainda sobre a EMEF “Professor José Negri”, a unidade escolar conquistou o quinto lugar no Projeto “EPTV na Escola”, com a redação da aluna Letícia Gabriela Santana Alves, orientada pela professora de Língua Portuguesa, Elaine Bisson de Souza.
Com o título “Uma gota no oceano”, a autora relatou a sua participação em um projeto social, doando parte de seu cabelo para a confecção de perucas para crianças e adolescentes vítimas de câncer. “Quero construir um país em que as pessoas não tenham receio de ajudar o próximo, sejam altruístas e justas, espalhem sementes de solidariedade e amor. Com pequenos passos, pequenas ações positivas construiremos um Brasil melhor, um mundo melhor”, explicou Letícia Gabriela.
O “EPTV na Escola” deste ano propôs que alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares refletissem sobre o tema: “O Brasil que eu vou ajudar a construir”.
Ao todo, 26.369 alunos de 65 municípios da área de cobertura da EPTV Ribeirão Preto participaram da 17ª edição do projeto, que tem por objetivo incentivar os estudantes a mostrarem o seu papel de cidadão crítico dentro da sociedade em que vivem, permitindo uma maior interação entre os alunos e a emissora de comunicação. No total, foram classificadas 10 redações destacadas por comissões formadas por profissionais da EPTV e professores universitários. “Parabéns à professora Elaine Bisson de Souza, à aluna Letícia Gabriela Santana Alves e a todos envolvidos nesse e em tantos outros projetos desenvolvidos, com muita alegria e carinho, na escola ‘José Negri’”, concluiu a diretora Inês. (Assessoria de Comunicação PMS)