EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Programa Jovem Agricultor do Futuro: uma oportunidade ao aprendizado agrícola

02/06/2015

Lena Aguilar

 

Foi lançado o Programa “Jovem Agricultor do Futuro”, da FAESP/SENAR, com parcerias do Sindicato Rural, Destilaria Santa Inês e Prefeitura Municipal de Sertãozinho.  São  70 jovens beneficiados pelo programa entre seis escolas municipais e estaduais.  As aulas acontecem na Escola de Educação Ambiental “Clóvis Badelotti”, no Parque Ecológico “Gustavo Simioni”.  O programa já esta na 7ª turma. Ao todo são 216 formados.

“Para nós, como parceiro da Destilaria Santa Inês, a satisfação é muito grande. Através deste Programa conseguimos mostrar para a sociedade civil a importância de esses jovens voltarem para a agricultura, mas é especialmente feito para formar cidadãos”, disse o coordenador da Destilaria Santa Inês, Armando Moschen.

 Os instrutores apontam os objetivos do Programa, que possui três etapas.

“Os alunos recebem informações para ampliar os conhecimentos na parte pratica em técnicas agrícolas, tais como preparos de solo, calagem de solo, sistema de irrigação, manejos em inúmeras variedades e, no final, a colheita. Esta será mais uma turma a ser certificada. Fica bom para eles ter esse contato direto no campo. Futuramente, poderão colocar  em prática o que aprenderam e assim obterem experiência”, explica Wander Roque, instrutor técnico agrícola.

Quanto à  parte pedagógica, ela é formada por quatro pilares que atuam no desenvolvimento do ser humano, comenta o instrutor pedagógico Marcio Sanches. “Este material faz com que mude o comportamento e também a visão de mundo, valorizando a agricultura”.

Os alunos mostram o interesse em aprender, principalmente, no contato com a natureza na escola ambiental.

“Para mim, ter esta oportunidade é muito gostosa. Sair da sala de aula e ter contato com a natureza, fazer experiências e adquirir conhecimento é fundamental. Não vejo a hora de chegar!”, disse o aluno Augusto Honorato, que estuda no 9º Ano da E.E. Ana Passamonti Balardin.

Já a aluna Daiane Alves, do 8º Ano da E.E. Edith S. Dalmaso, sente-se bem com a nova experiência. “Além de aprender bastante coisa sobre a agricultura,  a parte mais interessante é conhecer as sementes, isto favorece nos estudos”, finaliza.  

O secretário do Meio Ambiente, Carlos Alexandre Gomes, afirmou que o poder público tem a preocupação de formar cidadãos com valores. E isso está presente em programas, como o “Jovem Agricultor do Futuro”. “Uma parceria como esta dignifica qualquer poder executivo”, afirma o secretário.

Os alunos receberão certificados no final do ano, na conclusão do curso.