Educação de má qualidade = baixa produtividade = qualidade de vida ruim

21/08/2023

A produção é a atividade da combinação dos fatores que têm como finalidade satisfazer as necessidades do ser humano. Já os fatores de produção são definidos como sendo pessoas, máquinas, materiais e outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por fatores utilizados, maior é a produtividade.

Basicamente, a produtividade é medida pela eficiência e eficácia da força produtiva, no caso, dos trabalhadores. Digo no caso, pois, em muitas situações onde os custos com pessoas são uma percentagem reduzida dos custos totais, tem que se ter em conta os outros fatores necessários para produzir os resultados pretendidos.

O grau de produtividade de um agente econômico (pessoa, empresa, país, etc.) é, regra geral, um dos melhores indicadores para a medição do nível dos fatores que definem a qualidade de vida das pessoas.

A produtividade constitui uma das melhores medidas para aferir o desempenho organizacional de uma empresa. Uma empresa, um país etc., que consiga obter melhores resultados na sua produtividade é mais eficiente, tem melhor utilização dos seus recursos e atinge melhores resultados, consequentemente propiciando melhor qualidade de vida às pessoas, inclusive com garantia de continuidade.

A prática mostra que o aumento na produtividade está intimamente ligado ao progresso tecnológico. E, para que isso aconteça, adivinhem o que é de fundamental importância: EDUCAÇÃO DE BOA QUALIDADE!

A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que "educação é um direito para todos, um dever do Estado e da família” e deve ser promovida com a colaboração da sociedade, com o objetivo de propiciar o desenvolvimento integral da personalidade humana e a sua participação nos trabalhos com vista ao bem-estar comum.

- Preparar os indivíduos e a sociedade para dominar recursos científicos e tecnológicos que permitirão a utilização das possibilidades existentes para o bem-estar comum;

- Defesa, difusão e expansão do PATRIMÔNIO CULTURAL;

- Condenando qualquer tratamento desigual resultante de cunho filosófico, político ou de crença religiosa, assim como qualquer classe social ou de preconceitos raciais.

Considerando que pesquisas recentes mostram mais uma vez nosso país na rabeira da lista de países com boa produtividade, fico tranquilo por estar acertando toda vez que escrevo aqui sobre a qualidade do ensino que estamos oferecendo aos nossos brasileirinhos.

Bem, vamos ver se consigo passar com clareza um pensamento que a alguns talvez não pareça ter relação com o tema de hoje, mas... Pela manhã recebi um “zap” de uma cunhada, a Maria Olinda Volpe Zanini, para ser mais claro. Professora de grande inteligência, que ajudou formar muitos profissionais de sucesso e sempre tem algum questionamento interessante a me fazer. Vez ou outra falamos sobre política.

- (Ela) Vamos ver qual será o escândalo de hoje.

- (Eu) Depende da emissora de TV que sintonizarmos...

Até a semana que vem.