EDUCAÇÃO - Escolas e parques da rede municipal de ensino voltam às aulas
Lena Aguilar
A volta às aulas é um momento que mistura diversas emoções. As crianças ficam agitadas e ansiosas para o primeiro dia e, ao mesmo tempo, chateadas pelo fim das férias. Não importa se a escola é nova ou não: sempre bate aquele friozinho na barriga para rever os amigos. Por isso, cabe aos pais conversarem muito com a garotada para que essa ansiedade seja controlada, garantindo um período de aulas muito mais prazeroso e educativo. A primeira semana de aula é fundamental, ao contrário do que muitos pais e alunos pensam. É neste momento que a criança é capaz de conhecer as regras da escola. Apesar da primeira semana não ter tanto conteúdo em questão de disciplina, é importantíssimo que as crianças se situem no contexto da escola e entrem no ritmo desta nova etapa pós-férias. Mesmo que o ambiente de estudo seja o mesmo, cada período exige um comprometimento diferente, conforme a criança vai amadurecendo. A volta às aulas é uma experiência que acontece incontáveis vezes na vida da meninada, mas cada uma delas traz novos sentimentos e expectativas. Ajude o seu pequeno a se organizar com o material, dê bons conselhos para que ele entre no clima do ambiente escolar. A educação é uma das fases mais importante da vida da garotada, já que eles aprendem não só conceitos teóricos como também práticos como a convivência com outras crianças e a se comportar em grupo. Além disso, programe-se para a reposição dos materiais, pois, em época de crise, os preços podem variar de loja para loja;então a dica é pesquisar.
Na segunda-feira, 27, a rede municipal de ensino de Sertãozinho volta às atividades escolares. Serão 28 unidades entre parques e escolas municipais. De acordo com a secretária de Educação da rede municipal, Otavia Assumpção, já está tudo preparado para receber os alunos e pais da rede municipal.
“Os pais e alunos que frequentam a rede municipal de ensino devem ficar atentos neste terceiro bimestre, principalmente quanto ao comportamento, horários de entrada e saída das aulas, reposição de materiais e o trânsito escolar, que se intensifica bastante neste período”, explica.