EDUCAÇÃO - Incentivando uma alimentação mais saudável na escola
A Escola da Família acontece na E.E. Anna Passamonti Balardin com inúmeras atividades que respondem pelos quatro eixos: cultura, lazer, esporte e trabalho.
A horta orgânica é destaque. Esta atividade vem com o objetivo de valorizar a importância da agricultura e estimular o consumo de alimentos saudáveis. O interesse em conhecer mais sobre a agricultura e ecologia levou os universitários, parceiros e voluntários a desenvolverem o projeto "Horta na Escola".
Há cinco anos, com apoio da direção da unidade escolar, de voluntários e de outros departamentos da Delegacia de Ensino de Sertãozinho, o projeto saiu do papel e se tornou uma bela realidade.
O projeto, que serve de objeto de estudo interdisciplinar, com atividades desenvolvidas, tem o intuito de levar aos alunos a perceberem esta horta como um espaço vivo, proporcionando uma produção sustentável, além de uma fonte de alimentação saudável.
Dentre os benefícios proporcionados pelo projeto "Horta na Escola", destacam-se a produção e o consumo de alimentos naturais pelos alunos, o desenvolvimento de atividades ligadas à culinária na escola, a troca de conhecimentos e a inserção de assuntos, como economia doméstica e influência nas escolhas alimentares das crianças. Além disso, mostra, através das aulas práticas, as consequências que as ações do homem causam no meio ambiente.
Para sua execução, o projeto tem contado com o apoio de parceiros e verbas que são destinadas para a manutenção do projeto.
“A iniciativa da direção da escola, professores, alunos e voluntários (parceiros) foi muito interessante e, de imediato, decidimos ajudar. A horta está bem estruturada, em consequência do esforço e dedicação de todos que contribuem com essa ação. Penso que o projeto deva servir de referência para outras escolas, pois é muito produtivo”, comenta o vice-diretor educacional do projeto Escola da Família, Adilson Manoel Silva.
O voluntário do projeto, João Ferreira, 69, cuida da horta diariamente, desde a sua implantação.
"Estou muito feliz em contribuir com essa ação. Os alunos se divertem e, ao mesmo tempo, aprendem sobre a importância da agricultura e como preservá-la ajudando a cuidar nos finais de semana. É gratificante.", afirma.
Para o vice-diretor educacional da Escola da Família, Adilson Manuel da Silva, o contato das crianças com a natureza faz com que elas aprendam a ter uma postura ecologicamente correta. Os educadores devem dar o máximo de responsabilidade às crianças, inserindo-as nas discussões sobre o rumo do projeto e cuidados com as plantas.
“Os primeiros resultados já estão aparecendo: uma parte dos canteiros já foi colhida e novas mudas estão em crescimento", explica o vice-diretor, que completa: "o projeto também incentiva a participação da comunidade no dia a dia da escola, pois os pais e familiares dos alunos também podem participar da ação. Em contrapartida, as crianças atuam como multiplicadores da consciência ecológica por levarem o que aprendem na escola para casa - dessa forma, a influência da horta não fica restrita. Outro diferencial é o consumo das hortaliças, sendo que uma parte é direcionada para os alunos e outra para o voluntário que nos auxilia".