EDUCAÇÃO - Mudança no ensino estadual deverá mexer com 30% dos alunos na cidade de Sertãozinho

19/10/2015

Fernando Laurenti

O assunto do momento é a readequação dos alunos nas escolas – a reorganização do Ensino Estadual. A Dirigente Regional de Ensino, Cassia Regina Furtado, foi entrevistada pelo repórter Fernando Laurenti, na última quarta-feira, 14, no Papo de Redação da STZTV – Canal 59. O objetivo foi saber se há alguma definição sobre este assunto que envolve a educação.

“Ainda não temos definições. O que está sendo feito é um levantamento de todos os nossos alunos da nossa Diretoria de Ensino que abrange oito municípios. Estamos fazendo um estudo na Diretoria de Ensino sobre esses alunos e apresentar à Secretaria da Educação. E lá, sim, tem uma equipe que vai analisar todos esses dados e chegar a uma conclusão de como vai ser feita a reorganização, disse Cassia.

A reorganização vai acontecer ainda este ano com essas mudanças?, pergunta Laurenti

Cassia responde: Sim, nós temos no dia catorze de novembro uma reunião marcada pela Secretaria do Estado , quando será o dia para estarmos divulgando para os pais e para a comunidade as mudanças a serem processadas.

Laurenti pergunta: Nós temos oito municípios sobre a jurisdição da Diretoria Regional de Ensino de Sertãozinho (Sertãozinho, Pontal, Jardinópolis, Dumont, Barrinha, Pitangueiras, Terra Roxa e Viradouro). E quantos professores e alunos ficam aos seus cuidados?

Cássia: Em torno de 17 mil e 800 alunos. São 1. 200 professores, sem contar os professores eventuais, que são contratados para suprirem as ausências dos professores durante as aulas. A maioria é do ensino fundamental. E o desafio é trazer ou segurar os alunos do fundamental para cursar o ensino médio estadual, já que a evasão no ensino médio é muito grande.

Laurenti: Nesse estudo você já consegue fazer um diagnóstico. Existe uma mescla de alunos mais velhos com os mais novos?

Cássia: A proposta da reorganização é justamente isso, é separar os alunos por faixa etária, os alunos menores naquela faixa etária, que a gente chama de anos iniciais, que vão do primeiro ao quinto ano. Os anos finais que vão do sexto ao nono ano. E o ensino médio: primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio. A proposta da reorganização é essa a ideia, organizar essas escolas com a mesma faixa etária como era nos anos anteriores, visando a aprendizagem dos alunos e trabalhos pedagógicos de acordo com a faixa etária.   Pensando nisso, teremos escolas reorganizadas funcionando só com o ensino fundamental e outras só com o ensino médio. Mas não vai acontecer em todas escolas.  Há algumas escolas que não vamos conseguir se reorganizar por inteiro, porque há escolas que atendem os bairros muito populosos. Não teríamos condições de fazer de imediato uma separação total. Pensando em Diretoria de Ensino de Sertãozinho talvez uns dois municípios que terão escolas reorganizadas. Sertãozinho está entre esses dois municípios que vão conseguir, mas não devem passar de 30% dos alunos remanejados para uma outra escola.

Fotos