Educação - Sertãozinho tem ensino de 1º mundo, segundo IDESP

Escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio da região melhoraram no Idesp de 2015; no Estado. O desempenho foi o melhor dos últimos 8 anos
15/02/2016

Lena Aguilar

 

A região de Ribeirão Preto avançou em todos os níveis de educação de suas escolas estaduais. E nas escolas da Diretoria de Ensino de Sertãozinho o resultado foi ainda melhor, comparável aos países com mais avançado ensino do mundo. É o que aponta o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), divulgado na ultima quinta-feira, 4 de fevereiro, pela Secretaria da Educação do Estado.

O resultado positivo é acompanhado por todo o Estado, que alcançou o melhor índice da história na educação pública estadual. As escolas já receberam os resultados desde o dia 5, possibilitando planejamento inédito de toda a rede para 2016.

No ciclo 1 do Ensino Fundamental a região da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto obteve média de 5,12 em 2015, contra 5,11 em 2014. No ciclo 2 do Fundamental o desempenho de 2015 chegou a 3,20, contra 2,80 em relação ao ano anterior. Já no Ensino Médio, 2,27 no ano passado e 2,15 em 2014.

Nas escolas da DE de Sertãozinho o resultado em 2015, no início da vida educacional, o ciclo 1, é de 7,34, comparável aos de países mais avançados em educação. No ciclo 2 a média foi de 3,60. No Ensino Médio, 2,71.

No Estado de São Paulo, o Idesp, principal indicador de qualidade das escolas paulistas (criado em 2008), também apresentou no ano passado melhora em todos os níveis de ensino e acelerou o ritmo do Estado rumo às metas (estabelecidas em 2008) para todos os ciclos em 2030.

Em 2015, São Paulo chegou ao índice 5,25 no ciclo 1 do Ensino Fundamental (a meta é 7,0 para 2030). No ciclo 2 do Fundamental, alcançou 3,06 (a meta para daqui há 15 anos é 6,0). No Ensino Médio, 2,25 (a meta é 5,0 em 2030).

Para cálculo do Idesp, a Secretaria une o resultado do Saresp (em provas de Língua Portuguesa e Matemática) com taxas de aprovação, reprovação e abandono. A comparação entre os anos de 2014 e 2015 mostra avanço importante. A rede estadual avançou de 4,76 para 5,25 no ciclo 1 do Fundamental. No ciclo 2, de 2,62 para 3,06. No Ensino Médio, de 1,93 para 2,25. O ciclo 2 do Fundamental e o Ensino Médio tiveram o maior avanço da história do Idesp: 0,44 e 0,31, respectivamente. O ciclo 1 do Fundamental teve o segundo melhor resultado da história (0,49), perdendo apenas para o avanço de 2008 para 2009 (0,61).

O governador Geraldo Alckmin participou da divulgação, realizada no Palácio dos Bandeirantes. “Os resultados do Idesp e Saresp 2015 são uma beleza. Isso não é um ranqueamento. É um balizador. Esses resultados são fruto de um processo permanente e, por isso, São Paulo faz anualmente o Idesp e o Saresp com a seriedade da Vunesp”, disse Alckmin, que destacou a grande evolução nos ciclos I e II, do Ensino Fundamental, e no Ensino Médio. “Também tivemos avanços impressionantes em escolas de ciclo único e de tempo integral, que em três anos teve um salto de mais de 60%”, completa o governador.

Para o secretario de Estado da Educação, José Renato Nalini afirmou que

“ é evidente que há muito a melhorar, que há um longo caminho para que esses índices sejam comparados aos dos melhores países do mundo em educação. Mas os resultados mostram que ações empregadas estão repercutindo positivamente no aprendizado dos estudantes”.

Somente no Ciclo I, as escolas paulistas já cumpriram 74,4% (5,25) da meta (7) estabelecida para 2030. No ciclo 2 do Fundamental, o índice de 3,06 representa 50,6% da meta 6. No Ensino Médio, os 2,25 são 44,8% da meta 5.

A Dirigente Regional de Ensino de Sertãozinho, Cassia Furtado reconhece esses resultados, que são frutos de um trabalho ético e serio desenvolvidos na educação do município.

“ A construção de um bom resultado começa com o empenho dos profissionais da Educação em um esforço mútuo, aliado aos programas da Secretaria da Educação. É bom lembrar que a Diretoria Regional de Ensino de Sertãozinho trabalha para continuar evoluindo, sempre contando com a participação de nossos docentes, comunidade escolar, pais e responsáveis”, disse Cassia Furtado.