EDUCAÇÃO - Tem início o ano letivo para 43 escolas da rede municipal de ensino de Sertãozinho
Aproximadamente 16.200 alunos da rede municipal de ensino de Sertãozinho retornaram às salas de aula na última quarta-feira, dia 1º, nos níveis de Educação Infantil (creches e pré-escolas) e de Ensino Fundamental.
Para dar as boas-vindas aos alunos, cada escola se organizou da melhor forma possível, seja na orientação sobre a localização das classes, naquela caprichada na jardinagem ou no oferecimento de um agrado especial aos alunos. Foi o que aconteceu, por exemplo, na EMEI “Profª. Éden Ambrósio”, no Conjunto Habitacional “Lúcia Fabro Sverzut” (Cohab 7). “Nossa escola atende 350 alunos, no maternal e na pré-escola, ou seja, são crianças com idade até cinco anos, bem novinhas que, muitas vezes, choram e não querem se separar dos pais. Assim, no primeiro dia de aula, convidamos os pais que têm disponibilidade a passarem um tempo com seus filhos dentro do ambiente escolar, para dar mais segurança aos pequenos. Além disso, nós servimos um lanchinho especial aos pais e para os alunos oferecemos doces, na saída da aula, com o objetivo de deixá-los mais alegres”, comentou a diretora da escola municipal, Adriana Cristina Silva Palaveri.
Outro exemplo foi a EMEF “Waldomiro Gomes”, localizada no Conjunto Habitacional “Antônio Costa Patrão” (Cohab 4), que caprichou nos serviços de jardinagem e recebeu pais e alunos, no primeiro dia de aula, com direito a uma intervenção teatral. “Nossa escola é muito grande e, nos turnos da manhã e da tarde, recebe cerca de 700 alunos, com idades que começam entre cinco e seis anos, e vão até 13 ou 14 anos. No primeiro dia, a palavra de ordem, para nós, é ‘acolhimento’, pois tanto os pais, quanto os alunos, precisam se sentir seguros dentro do ambiente escolar”, afirmou a diretora Valéria Cristina Mazer Botta.
Se a volta às aulas gera tamanha mobilização e ansiedade entre os profissionais da escola, o que dizer, então, sobre os alunos? “Eu não dormi esta noite. Fiquei muito ansiosa para reencontrar minhas amigas. Estudo aqui, ‘no Waldomiro’, desde o 1º Ano, e gosto muito”, disse a aluna do 5º ano, Melissa Fernanda de Souza, 10 anos.
A mãe de Melissa, Débora Araceli dos Reis, que é professora de educação básica, acredita que a dedicação dos profissionais é o diferencial da escola, que cativa tanto a filha. “A escola é ótima e tem um atendimento excelente. Os cuidados do corpo docente e da direção são perceptíveis em cada detalhe. Creio que seja isso que desperta esse amor dos alunos pela escola”, opinou.
Atenta ao andamento dos primeiros dias do ano letivo, a secretária municipal de Educação, Otávia Alexandrina Portugal Assumpção, destacou o que acredita ser o maior desafio da rede municipal de ensino, para os próximos anos. “Hoje, em nossas escolas desenvolvem-se metodologias, procedimentos, mecanismos e recursos didáticos diferenciados, que asseguram aos alunos êxito no processo de ensino e aprendizagem. Reconhecidamente, o município de Sertãozinho tem uma educação de qualidade, tanto que, além dos inúmeros concursos e olimpíadas em que nossos alunos sagraram-se medalhistas, no ano passado, também fomos coroados com notas excelentes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), sendo: média 6,7 no primeiro ciclo do Ensino Fundamental e, no segundo ciclo, do 6º ao 9º ano, nós ficamos com a nota média 5,8, colocando Sertãozinho na posição de número 10 no Estado. A EMEF ‘Prof. Roberto Zanutto Desidério’, por exemplo, ficou em 2º lugar no Estado”, contextualizou a secretária, que completou: “é importante e ao mesmo tempo desafiador manter esse padrão de qualidade, entretanto, temos profissionais muito dedicados, que estão envolvidos e dispostos a encarar esse desafio”.
Sertãozinho ganha nova escola no sábado, dia 04
A Administração Municipal inaugura neste sábado, dia 04, às 9h, sua 44ª unidade escolar: a EMEI “Profª Carmen Morillas Olivare”, localizada no Jardim Vêneto I.
O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é de que a escola entre em funcionamento já na segunda-feira, dia 06, em período integral, e com capacidade para atender até 150 crianças, na faixa etária de 6 meses a 3 anos e 11 meses, distribuídas em salas de Berçário I, Berçário II, Maternal I e Maternal II.
A escola será referência para os bairros Jardim Vêneto I e II, Jardim Montreal, Jardim Porto Real, Jardim Tropical, Jardim Florenza, Jardim Wilson Bernardi, Jardim Boa Sorte e Cidade Jardim. (Assessoria de Comunicação PMS)