EDUCACÃO - 14ª Feira do Livro aposta na criatividade e apresenta Sertãozinho “em prosa e verso”
Termina neste sábado, dia 22, ao meio-dia, a 14ª Feira do Livro de Sertãozinho, evento organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura. Assim, você, caro(a) leitor(a), terá ainda a possibilidade de percorrer os 16 estandes montados na Praça 21 de Abril, e também conferir os trabalhos realizados pelas 43 escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Sertãozinho e Cruz das Posses.
O evento, que começou em 2002, durante a primeira gestão do prefeito de Sertãozinho, chega a sua 14ª edição abusando na criatividade e colocando em foco reflexões sobre a cidade, já que o tema deste ano escolhido foi “Sertãozinho em prosa e verso”.
A abertura oficial do evento, realizada na noite da última quarta-feira, reuniu autoridades, homenageados, patrono, alunos e, evidentemente, a comunidade de modo geral.
Em suas palavras, o prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenez, comentou sobre o empenho da Administração em organizar um evento, que é tão aguardado pela população, e ainda elogiou todos os profissionais envolvidos. “Os investimentos feitos em educação sempre trazem bons resultados, basta olhar os números do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que nos colocam em ótimas posições. No primeiro ciclo do Ensino Fundamental ficamos com nota 6,7 e no segundo ciclo, do 6º ao 9º ano, nós ficamos com a nota 5,8, colocando Sertãozinho na posição de número 10 no Estado (a EMEF ‘Professor Roberto Zanutto Desidério’ ficou em 2º lugar no Estado). Podem ter certeza de que nós vamos continuar investindo, e muito, em educação”, garantiu Gimenez.
Antes de Zezinho, no entanto, também discursaram ao público: a secretária de Educação e Cultura, Otávia Alexandrina Portugal Assumpção; o homenageado local, Vicente Cornetta; o patrono Ilan Brenman; a ex-secretária de Educação e Cultura, Maria Dirma Bononi Francisco, e o vereador Nilton César Teixeira. Em síntese, todos contextualizaram a importância da Feira e dos livros na vida das pessoas. A noite foi finalizada com uma apresentação especial da artista Kiara Terra, que encantou, sobretudo, a garotada.
Um patrono reconhecido internacionalmente
A 14ª Feira do Livro de Sertãozinho teve como patrono o escritor Ilan Brenman, que é considerado um dos mais importantes autores de livros infantis do Brasil, ganhador de diversos prêmios e traduzido em vários países.
Além de suas criações literárias, ao longo de 20 anos, Ilan montou um acervo de cerca de 4.000 livros infantis em sua casa. Ilan fez mestrado e doutorado na Faculdade de Educação da USP. Seus trabalhos acadêmicos sempre defenderam uma literatura infantil e juvenil livre da ideologia do “politicamente correto” e com muito respeito à inteligência e sensibilidade da criança e do jovem leitor. Em maio de 2012, sua dissertação e sua tese se tornaram livros e foram publicados pela Editora Aletria.
Desde 1997, Ilan já publicou mais de 60 livros infantis e juvenis. Ganhou diversas vezes o selo “Altamente Recomendável” pela Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil. Pela mesma Fundação ganhou três prêmios: Melhor livro para Crianças 2011, pelo livro "O Alvo" (Ed. Ática); Melhor livro de reconto 2009, por “14 Pérolas da Índia” (Ed. Binque Book) e Melhor livro-imagem 2010, por “Telefone sem Fio” (Ed. Cia. das Letrinhas).
Desde 2011, os livros de Ilan ultrapassaram as fronteiras brasileiras e são publicados na Dinamarca, Suécia, Itália, França, Espanha, Coreia, México, Polônia e China. Atualmente, Ilan compartilha suas reflexões sobre educação, cultura e outros vários assuntos em sua coluna mensal na Revista Crescer “Palavrórios e Rabugices”; também na Rádio CBN, com dois boletins semanais sobre Literatura e Educação; e percorre o Brasil e o mundo dando palestras e participando de mesas de debate em feiras de livros, escolas, universidades públicas e privadas, sobre temas contemporâneos nas áreas de cultura, família, literatura e educação.
Um apaixonado por Comunicação e pelas Cores
A Feira do Livro deste ano teve como homenageado local o artista plástico Vicente Cornetta. Graduado em História e Publicidade, ele atua há anos na área de Marketing e Publicidade.
Em sua versatilidade, possui no currículo vários trabalhos, entre os quais se destacam os mantidos no acervo do Centro Municipal de Memória: Série Imóveis Antigos - desenhos feitos com o bico da pena; e as coleções “Conheça o Bairro Pati” e “Asilo São Vicente de Paulo”, esses últimos trabalhados digitalmente.
Vicente participou de várias exposições em galerias e espaços dedicados à arte e cultura, como o Cine Fórum e Circuitos do gênero. Recentemente, expôs a série “Vida Móbile” na reabertura do Museu da Cidade, e teve telas selecionadas entre os melhores do cenário interiorano no Mapa Cultural Paulista.
Eles deram suas contribuições à Educação de Sertãozinho
Nesta edição, os homenageados foram profissionais que se dedicaram ao ensino e estiveram à frente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, nos últimos anos. São eles: Vandevaldo Ambrósio (In memoriam); Joanninha Gilberti (In memoriam); Ligia Bertagnolli Trigo; Maria Rosa Sicchieri Marques; Cleide Maria Olivare Almussa; Elma Elizabeth Arruda de Souza Gomes; Francisco Jorge Mussa; Maria Dirma Bononi Francisco e Otávia Alexandrina Portugal Assumpção. (Assessoria de Comunicação PMS)