EDUCAÇÃO - “Escrevendo o Futuro” traz à tona memórias de personalidades sertanezinas
Lena Aguilar
Nesta semana, os alunos das oitavas séries da EMEF Prefeita Maria Neli Mussa Tonielo, no Jardim Campo Alegre, tiveram a honra de conhecer de perto personalidades que são destaques pelos trabalhos servidos à comunidade. Entre elas, a professora de História, Maria Olinda Volpe Zanini; a ex-secretária de Educação, Maria Dirma Francisco Bononi; e a ex-prefeita Maria Neli Mussa Tonielo.
As convidadas participaram de uma sessão de entrevistas na biblioteca da escola e, sendo assim, os alunos conseguiram concluir a etapa de produção de textos em que esses irão concorrer na Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, com o tema Memórias Literárias – Se Bem me Lembro.
O bate papo foi bastante agradável. A diretora Cássia Portugal apresentou cada uma delas aos alunos que as entrevistaram com várias indagações.
"Assim que a Secretaria de Educação do Município faz as inscrições, as escolas começam a trabalhar cada etapa do concurso. No caso das duas salas das oitavas séries, os alunos possuem o desafio de responder o tema, e para isso convidamos personalidades que possam contribuir com o resgate da memória de Sertãozinho. Nesse encontro iremos fazer uma recapitulação para que a ex-prefeita Neli, a professora Maria Olinda e a ex-secretária de Educação, Dirma ajudem a dar ideias para que eles escrevam coisas marcantes e significativas para a memória cultural e histórica de nossa cidade", comenta a diretora Cássia Portugal, que participa das Olimpíadas desde 1999.
A professora Maria Olinda estava muito satisfeita com o convite. "Estou muito feliz, porque fui 30 anos professora de História, atuei na EE Winston Churchill, EMEF Anacleto Cruz e a EE Profº Bruno Pieroni. Eu sei da importância do resgate da história. Nesta etapa, os alunos irão entrevistar pessoas que passaram por alguns setores, eles irão descobrir que o que aconteceu antes é muito importante".
Dirma Bononi disse que o concurso da Olimpíada de Português é superinteressante e viveu isso muito anos. "Este trabalho "Escrevendo o Futuro" é um trabalho magnífico e Sertãozinho tem se destacado inúmeras vezes nas Olimpíadas, ficando sempre entre os primeiros lugares".
Ela fala sobre o tema “Memórias Literárias”.
"Penso que falar de Sertãozinho, em relação a sua formação e fundação, é imprescindível para a nova geração, e não só por isso, muita gente vem trabalhar aqui e não conhece a cidade em que mora. Todo cidadão tem que conhecer sua história e o lugar em que vive. Sou graduada em Educação Física e Pedagogia. Há 16 anos fui inspetora de aluno na EE Winston Churchill, 15 anos diretora na EMEF Valdomiro Gomes, e 12 anos atuei como secretária de Educação no município. Para mim ser convidada a participar desta etapa do concurso em uma escola, que ajudei a entregar à população, quando ainda era secretária de Educação, é um grande prazer. Tenho amor por esta escola que leva o nome da ex-prefeita Neli, uma mulher de vanguarda", disse Dirma, que apontou participações em outros temas nas Olimpíadas que trazem conhecimentos gerais.
E assim que a ex-prefeita Neli Tonielo adentrou aos portões da escola que leva seu nome, juntamente com seu filho Antonio Eduardo Tonielo Filho, a emoção veio à tona, principalmente ao ver os alunos. Foi um contato inexplicável. "É um presente de Deus estar vivendo este momento com essas crianças. Espero que Deus abençoe o futuro de cada uma delas", saudava a anfitriã minutos antes de iniciar o bate papo com os alunos das oitavas séries da escola.
Após o atendimento à imprensa local, as convidadas se depararam com as perguntas que resgataram toda a memória cultural de Sertãozinho.
Neli Tonielo se posicionou entre a secretária Dirma e a professora Maria Olinda e discursava como fazia quando era vereadora e prefeita na época em que Sertãozinho completava 100 anos, lembrando aos alunos pontos marcantes para serem anotados a fim de produzir um bom texto.
"Minha satisfação de estar aqui é enorme. Muito emocionante. Espero que Deus ilumine o futuro dessas crianças. Vou me esforçar o máximo para passar alguma coisa para os alunos e que tempos melhores venham para eles e para todo o Brasil", sorria a ex-vereadora e ex-prefeita Maria Neli Mussa Tonielo.
Saiba mais no Mapa das inscrições:
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promove sua 5ª edição.