Eleição 2020: pandemia da Covid-19 exige cuidado maior na hora da votação
Eleitor deve usar máscara, levar a própria caneta e idosos deverão votar das 7h às 10h
No próximo domingo, dia 15, os brasileiros irão às urnas escolher os prefeitos e vereadores. Porém, diferente de outras eleições, neste ano, a população precisará adotar algumas medidas para combater a transmissão da Covid-19. O médico Fernando Chagas, infectologista do Sistema Hapvida - do qual o Grupo São Francisco faz parte - lembra que as principais recomendações para esse processo eleitoral em meio à pandemia do novo coronavírus são usar máscara, manter o distanciamento e levar a própria caneta para a sessão, para evitar a proliferação do vírus.
"É importante lembrar que uma das principais formas de transmissão do vírus é o toque, o contato. Sendo assim, não serão disponibilizados nos locais de votação canetas, porque estas podem vir a se tornar vetores para transmissão da doença. Portanto, a primeira orientação é que todos levem sua caneta. Já os documentos devem ser apenas apresentados, sem que o mesário os toque", explica.
Chagas frisa que a lavagem das mãos se torna imprescindível no processo de votação. "É preciso que haja a lavagem das mãos antes e após a votação, caso não seja possível, realizar higienização com álcool em gel", orienta, reforçando que outro cuidado é manter o distanciamento nas seções eleitorais e, após a votação, que as pessoas voltem para as suas casas.
O infectologista afirma que é indispensável o uso da máscara e lembra da necessidade de levar uma reserva e dois sacos para o manuseio correto entre a usada e a limpa. "Caso seja necessária a troca não colocar a máscara em nenhum tipo de superfície, deve coloca-la em um saquinho. Se sujar ou umedecer o ideal é trocar imediatamente", adverte.
Horário de votação
Esse ano, a Justiça Eleitoral também ampliou o período de votação, que será de 7h às 17h, para evitar aglomerações. A orientação é que das 7h às 10h compareçam às sessões, preferencialmente, os idosos, pessoas em grupo de risco comprovado e também os candidatos e os profissionais que estejam atuando junto ao processo eleitoral, a exemplo de mesários, servidores da Justiça Eleitoral e policiais em atividade na data.
Novos Casos
O infectologista do Hapvida, Fernando Chagas, reforça a importância do cuidado pessoal para o bem-estar coletivo. "É recomendado, tanto antes quanto depois da votação, permanecer com o uso de máscara, a lavagem das mãos e o distanciamento. Evitar filas na hora de votar, mas caso haja, se afaste, dê um tempo e evite tocar superfícies", finaliza.
Sobre o Sistema Hapvida
Com mais de 6,5 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde e Medical, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 35 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 43 hospitais, 191 clínicas médicas, 43 prontos atendimentos, 175 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.