ELEIÇÕES 2016 - Legislação Eleitoral faz mexer tabuleiro político na cidade de Sertãozinho
Fernando Laurenti
Todos os interessados em concorrer a um cargo nas próximas eleições, mas que estavam ligados a uma entidade de classe ou com o cargo de secretário municipal, precisaram afastar-se de seus cargos para estarem à disposição de seus partidos na eminência de uma possível candidatura a prefeito ou vice.
O empresário Antônio Eduardo Tonielo Filho (Tonho Tonielo) afastou-se na última quinta-feira, 2, do cargo de diretor do CEISE Br, deixando entender que poderá ser um dos
pré nomes a candidato nas próximas eleições.
Além de Tonho Tonielo, também se afastaram do cargo Carlos Alexandre Gomes (secretário do Meio Ambiente) e Janaina Mói Crosara (secretária de Desenvolvimento Social).
Tonho Tonielo exerceu nos dois últimos anos o cargo de presidente do CEISE Br e, na atual diretoria, ocupava cargo de diretor. Tonho é filiado ao PPS e é um dos nomes “prefeituráveis” do partido. O PPS tem ainda outros nomes que podem ser candidatos, como o da Dra. Rita Tonielo, Zé Aprígio e o mais falado, nos últimos meses, o vereador Nilton Cesar Teixeira (Niltinho da ABA).
Carlos Alexandre Gomes, filado ao PV e presidente do partido, trabalhou como comerciante na cidade e exercia o cargo de secretário do Meio Ambiente há três anos na atual administração. O alto escalão do partido o intimou a ser um pré-candidato na disputa das próximas eleições.
Janaina Mói Crosara está filiada ao PTB, partido que vem há anos tentando fazer o prefeito ou vice no executivo municipal. Além de Janaina, o PTB tem também Jonatas Faleiros, outro que se afastou do cargo de presidente do Sindicato dos Comerciários para colocar seu nome como pré a prefeito ou vice.
A política começa a esquentar e os nomes começam a aparecer. Esses que ocupavam cargos em entidades, ou de secretários, tiveram que se afastar 4 meses antes. Já os funcionários públicos comuns e cargos inferiores nas secretarias terão que se afastar no dia 2 de julho. E. para aqueles que trabalham em órgãos de imprensa. o afastamento terá que acontecer no dia 29 deste mês.
Agora, uma coisa é muito certa: os partidos estão todos aguardando a decisão do atual prefeito Zezinho Gimenez (PSDB). Se Zezinho for candidato à reeleição, todos os partidos vão querer brigar pela vaga de vice, porque não é sempre que passa um cavalo vazio e bem arriado. Agora, se o Zezinho disser que não é candidato, meu amigo, vai ser uma briga de foice no escuro, uma guerra com vários candidatos pleiteando a candidatura, porque, o prefeito Gimenez não concorrendo, coloca todos os candidatos em quase igualdade de condições.