ELEIÇÕES 2016 - Sertãozinho terá três candidatos a prefeito que passarão pela avaliação popular em 2 de outubro

15/08/2016

Fernando Laurenti

 

Terminou o período de especulações dos bastidores  políticos de Sertãozinho para saber quem seria ou não pré-candidato para o cargo de prefeito e vice.

 Na noite da última quinta feira, 4, no Clube Esportivo Mogiana, cerca de cem pessoas participaram do lançamento da pré-candidatura de Zezinho Gimenez e Niltinho, da ABA. Na ocasião, além do PSDB, mais 13 partidos se uniram à coligação do atual prefeito Zezinho Gimenez, que tenta sua reeleição. Gimenez chegou acompanhado de sua esposa Tatiane Guidoni e do vereador Nilton Cesar Teixeira, o escolhido para o cargo de vice na chapa dos “Tucanos”.

Já o PSB, partido do atual vice-prefeito de Sertãozinho, Valter Almussa, teve uma longa negociação para lançar seus candidatos à disputa eleitoral deste ano. Na sexta-feira, 5, último dia para que os partidos pudessem realizar suas convenções partidárias, as negociações se estenderam até às 23h. Depois de muita conversa e de endurecimento de um lado e de outro, o PSB não abriu mão do candidato a prefeito e conseguiu convencer o PMDB para ser vice na chapa de Valter Almussa. Vilmar, que era o pré-candidato a prefeito do PMDB, saiu da sede do partido e foi se encontrar com Valter Almussa na convenção do PSB. Na chegada, os dois candidatos se abraçaram e comemoraram a escolha juntos com seus cabos eleitorais.

Já o PTN, do pré-candidato Eliezer Costa, queria lançar o vice na chapa de oposição encabeçada por Valter Almussa, do PSB, mas, como o PSB do presidente Mario de Camargo Neto escolheu o Vilmar da Gascon do PMDB como vice, acabou desagradando os partidos PTN, PSOL e PT. Após não aceitarem a escolha proposta pelo PSB, o PTN resolveu lançar Eliezer Costa para candidato a prefeito e colocar o vice de chapa, o líder da União por Moradia Poupar, Luiz Carlos Garcia, do PSOL,  e ainda trouxe de apoio o PT.

Com isso, o cenário político para as eleições traz como candidatos a prefeito e vice: Zezinho Gimenez e Niltinho; Valter Almussa e Vilmar;  Eliezer Costa e Luis Carlos Garcia.

A eleição será realizada no dia 2 de outubro e cerca de 88 mil leitores estão aptos a irem às urnas com a responsabilidade de escolher o próximo administrador público de Sertãozinho.

O próximo prefeito vai ter que conviver com dezessete vereadores na próxima legislatura. Em Sertãozinho não houve aumento de cadeiras, diferente de algumas cidades, como por exemplo Ribeirão Preto que, para o próximo ano, terá duas novas cadeiras.

PERFIS DOS CANDIDATOS AO EXECUTIVO

Valter Almussa  exerceu por muitos anos a profissão de dentista, já foi secretário de Governo em 1989, na gestão do seu irmão Almussa Filho.  Elegeu-se vereador, legislou por dois mandatos.  Deixou a Câmara para ser candidato a vice de Antonio  Almussa Filho na eleição de 2004, sem sucesso no pleito, perdendo para o atual prefeito Zezinho Gimenez. Na eleição de 2008, Valter foi candidato a vice na chapa do falecido Waldir Trigo - mais uma derrota,  na oportunidade para o ex-prefeito Nério Costa, do PPS. Na eleição passada, em 2012, Valter estava no PSB e, após acordos, saiu de vice do atual prefeito Zezinho Gimenez - esta vez, venceram juntos.  Após desentendimentos, houve o rompimento entre os dois e, nesta eleição de 2016, estarão frente à frente na disputa pelo cargo máximo do poder executivo.

Zezinho Gimenez é engenheiro civil e empresário. Iniciou sua carreira política disputando as eleições de 1996, quando foi derrotado pela ex-prefeita Neli Tonielo. Em 2000 ganhou sua primeira eleição derrotando o médico drº Angelo Sarti, A eleição de 2004 era a tentativa de reeleição e conseguiu quanto venceu o pleito eleitoral do ex-prefeito Almussa Filho. Não podendo se reeleger, apoiou em 2008 o então vice Nério Costa e teve êxito fazendo seu sucessor. Voltou a se candidatar em 2012 e foi reconduzido ao cargo de prefeito e agora se lança de novo como candidato à reeleição - recordista de vezes na cadeira de prefeito. E, se conseguir o êxito neste ano, será inédita a sua participação, conseguindo duas reeleições no município de Sertãozinho.

Eliezer Costa, filho do Pastor Severino, irmão do ex- vereador Elizeu Costa, é advogado, foi candidato a vereador e já postulou um cargo nas eleições de 2014 a deputado no Congresso Nacional. Sem êxitos até aqui na política, tenta desta vez fazer história à frente do PTN.