Eletrônicos de segunda mão podem apresentar riscos à segurança

Eletrônicos de segunda mão podem apresentar riscos à segurança
29/07/2024

Especialistas alertam que garantir dados sobre aparelhos recondicionados é essencial

 

Cuidar dos dados pessoais é uma preocupação constante para quem vive online — e, segundo pesquisa anual TIC Domicílios 2023, isso já soma 84% dos brasileiros. Dispositivos eletrônicos como smartphones, notebooks e decodificadores armazenam informações sensíveis do usuário, o que levanta dúvidas sobre a segurança desses dados durante o processo de recondicionamento para que o aparelho encontre um novo dono.

Um estudo da Gartner, publicado em 2021, identificou a segurança de dados como uma das principais preocupações em dispositivos recondicionados, apontando que até 40% dos smartphones usados continham malware ou dados do usuário anterior. Vários outros estudos e relatórios confirmam a existência de riscos de segurança em dispositivos recondicionados. É o caso de uma pesquisa da Universidade de Glasgow em 2019, que descobriu que 21% dos iPhones recondicionados testados continham malware; e de uma reportagem da BBC em 2020 apontando que alguns laptops recondicionados vinham com software espião pré-instalado.

Carlos Tanaka, CEO da PostalGow, empresa líder em soluções logísticas especializada no segmento de telecomunicações, destaca a importância de protocolos de segurança rigorosos. “É essencial que as empresas implementem medidas sólidas para garantir que os dados dos clientes sejam completamente removidos antes de colocar um dispositivo de volta no mercado”, afirma.

 

A importância de procedimentos rigorosos

Dispositivos eletrônicos, quando coletados para manutenção ou recondicionamento, podem conter uma variedade de informações pessoais, como dados de consumo, preferências de uso, senhas e registros de pagamento. A ausência de uma política eficiente de gerenciamento de dados pode resultar em violações de privacidade, com vazamento de registros financeiros, fotos íntimas e documentos profissionais altamente confidenciais.

Para garantir a segurança dos dados, é essencial adotar procedimentos rigorosos de limpeza, incluindo o uso de softwares específicos para remover completamente as informações. Além disso, implementar práticas de criptografia durante o transporte e armazenamento temporário dos dispositivos pode impedir acessos não autorizados.

 

Políticas de segurança em empresas de recondicionamento

Empresas que lidam com reforma de dispositivos eletrônicos devem adotar políticas de segurança que incluam auditorias regulares e treinamento contínuo de funcionários. A implementação de certificações reconhecidas pelo mercado, como a ISO 27001, pode garantir a conformidade com os padrões internacionais de segurança da informação.

Carlos Tanaka conclui reforçando que o consumidor tem o direito de exigir transparência ao comprar um aparelho usado. “Proteger os dados do cliente é uma responsabilidade que deve ser tratada com a máxima seriedade. Isso precisa ficar claro para os clientes, sob o risco de colocar em risco a reputação do serviço e da empresa”, alerta o especialista.

 

Sobre Carlos Tanaka

O especialista tem mais de 25 anos de experiência na área de Logística e tem forte atuação em startups focadas em soluções tecnológicas no segmento de telecomunicações. É formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, pós-graduado pela UC Berkeley Extension e possui MBA pela Business School SP.

 

Sobre PostalGow

A empresa é fruto de experiências no segmento de logística de telecomunicações ao longo de 25 anos. A PostalGow se destacou no mercado por ser a única empresa especializada em soluções logísticas no país que possui serviços de Logística de Telecomunicações "End-to-end", tanto com operações de armazenagem e transporte, quanto o inverso, incluindo a retirada de equipamentos de assinantes e seu recondicionamento, atendendo às melhores práticas ESG.

É uma empresa de logística que traz conectividade e sustentabilidade. Seu diferencial é sua tecnologia utilizada com alta especialização em soluções de telecom, com um resultado surpreendente de crescimento de 60% em 2023. Possui capacidade instalada para atender até 300 mil solicitações mensais de retirada de equipamentos reversos. O armazém central utilizado atende 25 mil paletes e a capacidade de recondicionamento chega a até 70 mil equipamentos por mês. Para mais informações, acesse o site ou as redes sociais: @postalgow .

 

Carolina Lara