Em Campinas, prefeitos eleitos e reeleitos discutem novos desafios

06/12/2016

O prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenez, e o vereador e vice-prefeito eleito, Nilton César Teixeira, participaram na última terça-feira, dia 29, da 70ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Campinas.

Também estiveram nesse encontro o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o prefeito de Belo Horizonte e presidente da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), Márcio Lacerda; o prefeito eleito de Campinas, Jonas Donizete; os prefeitos eleitos de São Paulo, João Dória, e Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, e outros mais de 40 futuros governantes municipais.

Gimenez e Niltinho acompanharam a plenária para prefeitos (eleitos e reeleitos para o mandato 2017/2020), na qual foram debatidas “as perspectivas das finanças municipais para os novos mandatos”, com o especialista em finanças públicas, José Roberto Afonso.

            No período da tarde, ambos estiveram no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, onde foram promovidas discussões que envolviam temas como: Mobilidade Urbana e desafios para as novas gestões municipais.

Durante o evento, o governador Alckmin destacou a relevância da FNP ao evidenciar a importância e responsabilidade dos municípios. “Muitos dos problemas dos municípios são comuns, e nós temos feito uma boa parceria com a FNP”, disse, em reportagem publicada no site da FNP, relembrando temas em que os estados trataram de maneira conjunta com os municípios.

Alckmin falou sobre alternativas para enfrentar o cenário de instabilidade e alertou que a saúde continuará sendo um nó nas administrações municipais. “Acho que a questão do financiamento da saúde vai se agravar. O governo federal, discretamente, tem saído do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Precisamos trabalhar junto à União para corrigir a tabela”, comentou na mesma reportagem publicada no site organizador do evento.

“É sempre válido esse tipo de encontro, pois nós conseguimos trocar experiências e, evidentemente, aprendemos com as de tantos outros gestores. Além disso, é nítido o engajamento do governador Alckmin em prol dos municípios”, afirmou Gimenez.

Compactuando da opinião de Zezinho, Niltinho fez a seguinte avaliação: “foi muito produtivo, com certeza. Também é nítido que todos nós gestores teremos grandes desafios pela frente, e estamos dispostos a enfrentá-los”.

A 70ª Reunião Geral da FNP é uma realização da Frente Nacional de Prefeitos, com apoio da prefeitura de Campinas e apoio especial da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), do Build Your Dreams (BYD) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Patrocinam o evento a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Alphaville Urbanismo, Huawei, Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Caixa e o Banco do Brasil. (Assessoria de Comunicação da PMS, com informações do site www.fnp.org.br).