Em discussão: o I Fórum Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável
Mobilizar setores e atores fundamentais para o desenvolvimento do município, com o intuito de refletir sobre o atual contexto socioeconômico, político, cultural e ambiental de Sertãozinho - suas perspectivas, desafios, e propor estratégias de enfrentamento de curto, médio e longo prazos. Esse é um dos objetivos do I Fórum Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, que será realizado no próximo dia 28, das 8h às 17h, no Auditório do SENAI.
A iniciativa é da Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e recebe o apoio de uma série de parceiros locais e organizações de âmbito regional. Todos os patrocinadores e apoiadores constam no último parágrafo deste texto.
Destinado aos representantes e dividido por temas como Agronegócio; Comércio e Serviços; Poder Público; Indústria, Setor Sucroenergético e Trabalhadores, o Fórum terá uma programação extensa ao logo do dia, com uma palestra com Osvaldo Massambani, e um painel com convidados das áreas destacadas no início desse parágrafo.
Nesse último, o moderador das reflexões será o professor Marcos Fava Neves e terá como interlocutores: Manoel Ortolan (Agronegócio); Paulo Roberto Scaranello (Comércio e Serviços); Aparecido Luiz (Indústria); Zezinho Gimenez (Poder Público); Antonio Eduardo Tonielo Filho (Setor Sucroenergético) e Antonio Vitor (Trabalhadores).
“Na primeira parte, o evento se dividirá dessa maneira e, à tarde, os participantes serão divididos em grupos e discutirão quatro eixos temáticos: qualificação profissional; atração de novos negócios; fomento de negócios locais e desenvolvimento sustentável”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Gallo. “Ao final, haverá uma apresentação sintética das propostas de cada grupo. O próximo passo, após esse evento, será a consolidação dessas informações e a elaboração de um relatório final, onde estarão registradas todas as propostas elencadas pelos participantes”, acrescentou.
Sobre o palestrante - Osvaldo Massambani foi secretário adjunto da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento do Estado de São Paulo e o idealizador e coordenador da Agência de Inovação INOVA do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”. É vice-presidente da FORTEC - Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia, e possui 149 artigos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais, incluindo livros e artigos.
Apoiadores – Apoiam essa ação: SENAI, CEISE Br, Copercana, Canaoeste, Sicoob-Cocred, CIESP, Agência INOVA SP, OAB, ACIS, IFSP, FATEC, Câmara Municipal; SINCOMÉRCIO, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Açúcar, da Alimentação e Afins de Sertãozinho e Região, e o Sindicato dos Metalúrgicos. (Assessoria dComunicação Prefeitura Sertãozinho)