Em outubro comemoramos o dia do macarrão... e quem não ama macarrão!

01/11/2021

O PL nº 3.738, de 2004 que institui o dia 25 de outubro como Dia Nacional do Macarrão, integra o grupo de homenagens que não se enquadram em categoria profissional, grupo religioso, partido político, ou alta significação para os diferentes segmentos étnicos nacionais.

Segundo uma antiga teoria, teria sido o explorador italiano Marco Polo a levar o macarrão da China para a Itália durante o século XIII. Hoje sabe-se que as massas alimentícias já eram conhecidas na Europa muito antes disso.

As massas foram se aperfeiçoando com o passar do tempo e a primeira macarronada que se assemelha com a que costumamos comer hoje foi criada no século V em Jerusalém. Com o passar dos anos e com a evolução do comércio o macarrão foi parar na Itália, e lá criou suas principais características.

Ninguém sabe dizer quem inventou a primeira forma de macarrão. Podem ter sido os babilônios ou os assírios, por volta de 2500 a.C., ou os chineses, um pouco depois. Arqueólogos já encontraram na China vestígios desse alimento com quase 4 mil anos.


Como a macarronada chegou no Brasil?

Outra referência da origem do macarrão vem da Roma antiga, século VII a.C.

O macarrão chegou ao Brasil no final do século XIX, trazido pelas primeiras famílias de imigrantes italianos. O principal ingrediente da massa do macarrão é o trigo, que é enriquecido com algumas vitaminas.