EM PAUTA: - A inclusão na área da saúde
Na última terça-feira, 29, servidores da Secretaria Municipal da Saúde foram protagonistas de um momento importante, para o fortalecimento da inclusão e da humanização na área da saúde do município: eles concluíram o curso de libras, a linguagem brasileira de sinais, com o objetivo de aprimorar o acolhimento e o atendimento a pessoas com deficiência auditiva e/ou de fala.
A iniciativa, que beneficiou nove servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), surgiu de uma parceria entre o Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH) e da iniciativa voluntária de um funcionário da Secretaria Municipal da Saúde, Christian Roberto Lopes da Fonseca, que já havia se certificado na linguagem de sinais, conforme explica a representante do NEPH, Andreia Rocha Sicchieri. “Foi uma atividade que surgiu com as discussões sobre as políticas públicas relacionadas à inclusão. Tem-se discutido muito sobre a violência que as pessoas com deficiência sofrem, por serem um público vulnerável e, muitas vezes, sem defesa. No caso dos deficientes auditivos, a falta de entendimento na comunicação é bem grave”, recapitulou Andreia, que completou: “nós abraçamos a ideia e, ao mesmo tempo, tivemos a felicidade de contar com o trabalho voluntário do Christian, que num gesto muito solidário, repassou seus conhecimentos aos colegas de trabalho”.
A secretária municipal de Saúde, Rita Rosana Montenegro, destacou a relevância da capacitação. “Este trabalho teve como objetivo sensibilizar os profissionais da saúde, para a importância do acolhimento às pessoas com deficiência auditiva, proporcionando um atendimento inclusivo na área da saúde. Só podemos parabenizar a todos os envolvidos, e esperamos que eles sirvam de estímulo para que outros servidores também participem dessa capacitação, já que uma nova turma será aberta, inclusive, com o curso de libras intermediário, para aprimorar ainda mais os conhecimentos”, concluiu. (Assessoria Comunicação Prefeitura Sertãozinho)