Em pauta: a inclusão

Representantes de empresas e entidades, e autoridades se reuniram para debater os desafios da inclusão da pessoa com deficiência nas organizações
30/06/2015

“I Ciclo de Debates da Rede Incluir”, promovido pela Secretaria de Indústria e Comércio, tem balanço positivo

 

A inclusão das pessoas com deficiência nas organizações esteve em pauta no último dia 18, durante a realização do “I Ciclo de Debates da Rede Incluir”.

A ação, que teve organização da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, contou com um público de aproximadamente 70 pessoas, entre representantes de indústrias, lojas do comércio, entidades e autoridades, incluindo o secretário municipal de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni; a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janaína de Cássia Braga Mói Crosara; o vereador da cidade de Pontal, Leandro Pereira Gasqui; e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dr. Joanilson Barbosa dos Santos.

O evento teve como destaque a palestra do psicólogo, coach e professor, Aldo Aguilar Bianco, que lançou um novo olhar sobre a Instrução Normativa nº 98, que trata dos procedimentos para inclusão da pessoa com deficiência nas empresas”. A explanação foi precedida pela apresentação de dois cases de sucesso relacionados ao tema, sendo um do comércio, que ilustrou a experiência da rede Savegnago Supermercados, e outro da indústria, que evidenciou o trabalho da empresa HPB Energia.

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni, destacou a importância de iniciativas que explorem o potencial produtivo das pessoas com deficiência. “A Rede Incluir foi idealizada pela Administração Municipal, mas conta com parcerias de extrema importância, que possibilitaram os resultados obtidos até aqui. O Brasil tem uma cultura ruim, que não favorece a exploração do potencial produtivo do deficiente, e isso precisa mudar. Sabemos que temos um longo caminho a percorrer, mas o importante é que já começamos a trilhá-lo, contando, principalmente, com a boa vontade das entidades e dos profissionais envolvidos”, pontuou Liboni, que completou: “o balanço foi positivo; tivemos uma boa adesão por parte das empresas, cujos representantes se mostraram muito interessados na busca por alternativas de inclusão das pessoas com deficiência nas organizações”.

Quem acompanhou o Ciclo de Debates de Rede Incluir, como a assistente de desenvolvimento da Viralcool – Empresa de Açúcar e Etanol, Flávia Luiza da Silva Neves, aprovou a ação. “Essa iniciativa é muito importante, e a palestra foi enriquecedora, pois nos apontou novas estratégias que podem ser adotadas para o ambiente de trabalho. Na Viralcool, atendemos à legislação de contratação de pessoas com deficiência há alguns anos, e é possível afirmar que, tem sido uma experiência muito positiva. Apesar de serem funcionários que necessitam de um acompanhamento especial, para desenvolverem suas habilidades, eles atendem integralmente às nossas expectativas”, afirmou.

A supervisora do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Nara Abreu, também participou do evento e destacou a importância da implantação da Rede Incluir, na melhoria da comunicação entre as empresas e as pessoas com deficiência. “O cenário que temos é das empresas precisando contratar o profissional com deficiência, e esse candidato sem saber da existência da oportunidade de trabalho. O trabalho da equipe vem melhorando essa comunicação; inclusive, no próprio PAT, temos percebido um aumento na procura das vagas específicas para pessoas com deficiência”, avaliou.

O “I Ciclo de Debates da Rede Incluir” contou com o apoio de CEISE Br, CIESP, CAPE, ACIS, Grupo de Recursos Humanos de Sertãozinho e KMA Consultoria e Treinamentos. (Assessoria de Comunicação PMS)