Em pauta: a união de esforços em favor do meio ambiente

Representantes das secretarias municipais se reúnem para compilação de dados das ações já concretizadas pelo Programa “Município VerdeAzul”
24/08/2015

A Secretaria de Meio Ambiente de Sertãozinho vem dando sequência às ações do Programa Estadual “Município VerdeAzul”, que mede, apoia e reconhece a eficiência da gestão ambiental dos municípios paulistas.

            Recentemente, a pasta estreitou seu relacionamento com outras secretarias do município, visando à união de esforços em favor da realização das ações estabelecidas nas diretivas do programa. “A intervenção multidisciplinar garante uma melhor qualidade das ações. Além disso, há diretivas do programa que estão diretamente ligadas a outras pastas como, por exemplo, o esgoto tratado e a qualidade da água, que são atendidas quase que integralmente pelo SAEMAS; a diretiva de cidade sustentável e qualidade do ar, que possuem alguns itens que contemplam ações executadas pela Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana; e a de educação ambiental, que necessita de algumas ações ou incentivos da Secretaria de Educação e Cultura, para que sejam executadas”, explica a diretora do Departamento Técnico Ambiental, Marcela Dorascenzi.

            De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, a adesão dos outros setores da Prefeitura às ações do programa “Município VerdeAzul” é de grande importância, para o bom desempenho da cidade no ranking de pontuação. “Frequentemente, promovemos encontros com os representantes das demais secretarias, para que todos se atualizem sobre o andamento das ações e possam identificar as metas que já foram cumpridas, além daquelas que ainda precisam ser alcançadas dentro do prazo final deste ciclo, que se encerrará no dia 30 de setembro”, afirma o secretário, que completa: “nosso objetivo é conseguir ficar entre os primeiros colocados, embora seja possível considerar como um bom resultado o aumento da pontuação do município, terminando o ciclo em uma colocação que nos permita buscar recursos junto ao Fundo Estadual de Controle da Poluição”.

            A Secretaria de Estado do Meio Ambiente deve realizar a premiação e a divulgação do ranking do Programa “Município VerdeAzul”, no mês de dezembro. (Assessoria de Comunicação PMS)