Em pauta: os trabalhos de fomento para o Desenvolvimento Econômico de Sertãozinho

14/02/2017

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico está trabalhando incansavelmente e, nesta última semana, representantes da pasta promoveram duas reuniões importantes.

 

Qualificação Profissional – O encontro ocorreu na última terça-feira, dia 07, e teve por objetivo apresentar o Projeto Rede de Qualificação Profissional de Sertãozinho. “O principal objetivo é a harmonização entre os diversos ‘atores’ do município que oferecem qualificação profissional dos mais diversos padrões, abrangendo desde a população de baixa escolaridade até aqueles que procuram cursos de pós-graduação, ‘casando’ as demandas da população com a disponibilidade atual de cursos na Rede”, explicou o secretário da pasta, Paulo Roberto Gallo. “Porém, o projeto abrange muito mais e trabalha na integração entre escolas públicas, privadas e mistas, que possam atender às crescentes demandas da cidade, preparando melhor as pessoas em busca de renda ou aperfeiçoamento de suas carreiras”, acrescentou.

Nessa reunião foram abordados, além do conteúdo programático, aspectos como acessibilidade, infraestrutura de transportes, captação de recursos e vários outros temas pertinentes. “A participação dos presentes foi muito grande, e a reunião, prevista para durar por volta de uma hora e meia, prolongou-se por duas horas e meia, dado o entusiasmo despertado em todos e à troca de informações entre as instituições. Dentre as provocações colocadas, sugerimos a busca de cursos de nível médio e superior nas áreas de biotecnologia, software e agricultura de precisão – três campos absolutamente promissores para os próximos anos”, declarou.

Os trabalhos seguirão em 30 dias, e nessa primeira reunião estiveram presentes representantes da Câmara Municipal, do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), das secretarias municipais de Educação, Saúde, Cultura e Turismo, da Casa da Juventude, do Fundo Social de Solidariedade, do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), da ETEC, da FATEC, do IFSP, do SEBRAE, do SENAI, do SESI, do Colégio Tecno-Sert, do CEISE (UNICEISE) e da Faculdade Anhanguera.

 

Preparativos para o I Fórum de Desenvolvimento Econômico – Já na quarta-feira, dia 08, ocorreu a apresentação dos preparativos do I Fórum de Desenvolvimento Econômico de Sertãozinho, cuja data prevista é 14 de março. “Convidamos diversas entidades de classe e organizações da sociedade civil, com o intuito de iniciar os trabalhos de preparação do Fórum, cujo objetivo principal será debater, discutir e elaborar propostas e diretrizes de trabalho, que irão nortear a Prefeitura Municipal na construção de um Plano Geral de Desenvolvimento Econômico para Sertãozinho e Cruz das Posses, com ações de curto, médio e longo prazo”, contextualizou Gallo.

Ao fim desse encontro, foi definida a Comissão Organizadora e agendada uma primeira reunião de trabalho para a preparação do evento. “O Fórum será composto de uma plenária, com a participação de toda a comunidade, por meio de seus representantes, envolvendo o poder público e a iniciativa privada. Haverá uma palestra relacionada aos assuntos de desenvolvimento econômico, seguida por um workshop em forma de painel, composto por um moderador e alguns participantes dos principais segmentos econômicos da cidade”, explicou o secretário.

Neste Fórum, grupos de trabalhos debaterão, isoladamente, temas centrais para o desenvolvimento econômico e, novamente, em assembleia, as ideias e sugestões serão dadas ao conhecimento de todos. “Posteriormente, será feito um relatório final. Após o Fórum, será também criado um Conselho Permanente de Desenvolvimento Econômico, que irá acompanhar os trabalhos e servirá como um núcleo consultivo para as políticas de desenvolvimento da cidade”, concluiu. (Assessoria de Comunicação PMS)