Em Sertãozinho, Conferência Municipal discute políticas públicas para a juventude

24/08/2015

No último dia 13, o Conselho Municipal de Juventude, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e a Casa da Juventude, realizou a 1ª Conferência Municipal de Juventude, reunindo cidadãos de 15 a 29 anos.

O evento, que foi realizado no auditório da Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho (FATEC), contou com a participação de cerca de 150 pessoas, entre jovens em geral, representantes de associações e autoridades municipais, como a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janaína de Cássia Braga Mói Crosara; o secretário municipal de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni, e o secretário municipal de Esportes e Lazer, Valter Lúcio Pinto.

Ao usar a palavra, a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janaína de Cássia Braga Mói Crosara, reforçou a importância da participação ativa dos jovens, na elaboração de políticas que atendam suas necessidades. “É preciso cobrar a efetivação dos direitos estabelecidos no Estatuto da Juventude, com conhecimento e consciência. As conferências são espaços férteis, para a apresentação e discussão de propostas, e é com satisfação que temos apoiado a realização de todas elas”, declarou.

            Antes de anunciar a abertura oficial da Conferência, a presidente do Conselho Municipal de Juventude, Jéssica Aparecida dos Anjos, agradeceu a adesão dos jovens à ação. “É satisfatório ver a juventude de Sertãozinho tão bem representada em nosso evento. Esperamos que esse seja um momento para discutirmos tudo aquilo que realmente importa ao jovem, que antes da diminuição da maioridade penal, precisa de uma educação melhor e mais oportunidades de profissionalização e de introdução no mercado de trabalho”, destacou.

            Tendo como tema central "As Várias Formas de Mudar o Brasil", a Conferência Municipal de Juventude teve um grande número de propostas aprovadas, com destaque para as prioridades que os participantes identificaram, como o passe livre estudantil e melhorias no transporte público escolar rural; a descentralização da Casa da Juventude e a ampliação dos polos de cultura; e a criação de políticas públicas que reconheçam a diversidade de gênero, raça e etnia na formação escolar e na capacitação dos educadores da rede pública. “Podemos concluir que, a Conferência foi um sucesso, visto que foi a primeira e que houve participação efetiva dos jovens, que puderam identificar quais as demandas da Juventude de Sertãozinho e Cruz das Posses, e que elaboraram excelentes propostas para o avanço da Política de Juventude”, avaliou a presidente do Conselho.

            Durante o evento, foram eleitos quatro delegados: três representantes da sociedade civil e um do Poder Público, sendo Maria Lívia Antunes, Willian da Silva Domingos e Félix André dos Santos P. Parreira (sociedade civil), e Maria Aparecida Cândida Malaquias (Poder Público). Esses delegados representarão o município na Conferência Estadual de Juventude, prevista para acontecer no mês de outubro. (Assessoria de Comunicação PMS)

Fotos